sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O que comemorar? No dia do professor...



Seria um dia de comemoração?  Se a cada discurso da prefeita que em  sua  fala anuncia  que deu  aumento   30% aos professores  fosse repassado  aos contra-cheques ficaríamos  felizes!  Pois esta é a  conotação aos desavisados que acham que os professores recentemente receberam  esse reajuste . Assim estaríamos comemorando... E a alegria do professor refletir-se-ia na qualidade do ensino-aprendizagem.  Mas sabe-se que desde outubro de 2009, o salário base do professor de Araioses é de R$ 604,50(seiscentos e quatro reais e cinqüenta centavos), que o plano de Cargo e Carreira e Remuneração e Valorização do Magistério, não está sendo cumprido no que se refere ao art. 73,” que os reajuste seriam todo mês de janeiro  de cada ano”,  inclusive foi simulado uma tabela pela atual gestão  do sindicato e distribuídas aos servidores  em uma a Assembléia geral no mês de maio, um  reajuste de 15.85% dado pelo governo federal ao  piso salarial dos  professores e que não foi repassados  em  seus,     em nossos contra-cheques como manda a lei federal e municipal ,  mas que só ficou  no papel e na memória da categoria,   pela inoperância de nossos representantes sindical.   Estamos  no momento de reflexão   próximo ao fim do mandato da atual diretoria,  próximo de uma eleição para novos representantes  do sindicato,   precisamos repensar as ações da atual diretoria.  O  que fizeram pela melhoria dos servidores em geral? Pelos  professores? Houve uma assembléia geral para apreciação de um indicativo de greve aprovada em 23 de junho e retirada em 20 de julho, movido pelo posicionamento da atual gestão que defendia a retirada do indicativo, pois segundo eles,   não havia argumentos legais para realização da greve( por que Propuseram? Apenas para faz de conta?). Mesmo sem mudanças significativas na pauta de reivindicações, pois neste período houve simplesmente  o cumprimento de um escalonamento de tabela que atingiu apenas o professor nível IV que já era para ter sido cumprido e adequado ao contra-cheque do professor desde  julho de 2010, pois o  professor nível I continuou com os mesmo salário R$ 604,50.  Foi defendido pela diretoria o fim do indicativo de greve.  Todos sabem que a cabeça pensante do sindicato são os diretores se eles fazem corpo mole é evidente que a tendência e desestimular a categoria, pois o corpo não pode andar sem a cabeça se continuar a andar a tendência é cair, pois  fica a caminhada desorientado.
Durante esse mandato observou-se que a maior  preocupação da atual gestão foi com a construção da estrutura física do prédio. Embora seja importante, não poderia abrir mãos das funções primordiais do Sindicato que é de está buscando alternativas para fazer valer os direitos dos servidores e isso  ficou a desejar ao longo destes quase 03 anos desta gestão.
Espera-se que cada professor, que tanto esperou pelo bônus 2010; que tem seu salário congelado desde 2009 e que vê aqueles que foram eleitos para defender seus interesses no sindicato, não empenhado em fazer valer esses direitos.   Pensem, analisem  seja capaz de julgar se  não está na  hora  eleger uma diretoria alternativa com outras idéias  comprometida com as  mudanças capazes de defender  TODOS OS SEGMENTOS QUE FORMAM O SIDICATO possibilitando a  todos que compõem o sindicato,  tenham voz e vez.  Mas  para isso faz-se necessário analisar o perfil de cada um que se propõe a representar a categoria: o que ele defende?,  Quais suas convicções políticas?  O que eles propõem para categoria? Quem faz parte deste grupo?
Bom meu caro colega e amigo professor mais um 15 de outubro se aproxima, seu dia! Nosso dia! O que temos pra  comemorar? A esperança que teremos dias melhores no exercício de  nossa PROFISSÃO sendo valorizado!  Que a nova diretoria do sindicato seja capaz de ouvir a categoria e seja capaz de representar seus  associados com austeridade competência e transparência. Que o gestor que se propõe a governar o município não veja o professor como um inimigo, mas um  amigo , percebam  que também  ele foi um  aluno e  passou pelas  mãos  de um professor que se dedicou e teve paciência de lhe ensinar e lhes preparar para o exercício da  cidadania,  espera-se que não   esquecem daqueles que um dia ficou feliz! ao saber que aquele aluno alcançou seus objetivos de vida .
Nossa mensagem é: “que a esperança seja o remédio que atinja sua e nossa  corrente sanguínea e nos torne cada vez mais forte capaz de lutar e não se dá por vencido com os obstáculos que tanto nos atropelam em nossa caminhada diária  na luta por uma   educação pública de qualidade  onde todos os  membros   forme um corpo harmônico capaz de lutar e não se dá por vencido pelas adversidades do cotidiano”.
PARABÉNS PROFESSOR PELO SEU DIA pelo nosso dia !
Prof.Arnaldo 
Postar um comentário