domingo, 27 de março de 2016

UMA REFLEXÃO SOBRE O BRASIL ATUAL - HÁ TENTATIVA DE GOLPE? HÁ SOCIALISMO NO PODER? COMO PODE SER ENTENDIDO TODO ESSE CAOS INFERNAL? UMA ANÁLISE ACIMA DE QUALQUER IDEOLOGIA - DE DEODORO DA FONSECA A LULAValdecy Alves



O Caos - Bandeira e Inferno de Dante
Montagem: Valdecy Alves
QUAL A RAZÃO DA CRIAÇÃO DO PODER PÚBLICO E O PAPEL DOS QUE GOVERNAM? UMA REFLEXÃO ACIMA DE QUALQUER IDEOLOGIA: O papel de qualquer Estado, sobretudo no Ocidente, é garantir paz, segurança, liberdade, justiça social que permita o mínimo de dignidade humana. Tal ocorrerá se houver respeito aos direitos das liberdades, conseguidos a duras penas após a Idade Média. E se o Poder Público, através dos governantes garantir, minimamente, a efetivação dos direitos sociais, a exemplo do direito: à educação, trabalho, moradia, segurança, saúde... Tudo isso pode ser encontrado entre o artigo 1º e 6º da Constituição Federal. FOI PARA ISSO QUE SE CRIOU O ESTADO - É PARA ESSE FIM QUE SE INVENTOU A POLÍTICA. O papel dos políticos é governar para tornar tais mandamentos e valores constitucionais realidade. Por isso não dá para debater o que está acontecendo no Brasil dentro da polarização simplista PSDB x PT. Um gritando: - O FHC roubou também! O outro respondendo: - Mas não foi o Lula quem inventou a corrupção! Ou pior, deturpando toda a questão das antigas teses comunistas, que se digam falidas, um dizendo que os burgueses querem dar um golpe, o outro que os pobres agora estão ricos e podem andar de avião. EM TODO ESSE DEBATE A VERDADE ESTÁ SENDO MASSACRADA E MASCARADA. Não sendo demais lembrar que os aliados do PT de hoje foram, em sua maioria, os aliados do PSDB do governo Fernando Henrique de ontem. Sempre foram governo ou aliados dos tidos como anjos ou dos tidos como demônios. E muitos deles, aliados do Presidente Collor. Cassado. Uma espécie de ex-salvador da pátria, o que é assustador. Papel hoje conferido ao Ex Ministro Joaquim Barbosa e ao Juiz Moro. Vamos com calma... vamos com calma... e nos libertemos do fanatismo religioso e deletério das ideologias atualmente fracassadas... Vamos adiante. DA FUNDAÇÃO DA REPÚBLICA ATÉ O PRESENTE O MESMO CAOS E CULTURA PATRIMONIALISTA E A FILOSOFIA DO PODER PELO PODER - NADA MUDOU! E A MISÉRIA CONTINUA - SUAS CAUSAS NÃO FORAM RESOLVIDAS. Basta dizer que há seca atualmente, com flagelo, e se chove vem a dengue e a zika. Não se sabendo o que é pior se a chuva ou a seca... nenhum nem outro... O QUE É PIOR É O FRACASSO DOS GOVERNOS.

A SEGURANÇA NÃO EXISTE, O BRASIL É UM MAR DE SANGUE DE NORTE A SUL. REINAM AS DROGAS. CASSAM-SE AS MULHERES. MATAM-SE JOVENS NUM SILENCIOSO GENOCÍDIO.

A FALTA DE SEGURANÇA LIMITA A LIBERDADE. O DIREITO DE IR E VIR. ACABA COM A PAZ. QUALQUER UM PODE SER MORTO OU TER UM PARENTE MORTO A QUALQUER MOMENTO... VIVE-SE UMA GUERRA CIVIL DE FATO.

A EDUCAÇÃO VIROU UMA PIADA.AS VERBAS PARA EDUCAÇÃO SOFREM DESVIOS ESCANDALOSOS. NÃO SE INVESTE NAS POLITICAS EDUCACIONAIS. AS VERBAS DO FUNDEB SÃO ALVO DE TODO TIPO DE CORRUPÇÃO SOBRETUDO NO VAREJO. NOS MUNICÍPIOS DO BRASIL. QUE TÊM PREFEITOS DE TODOS OS PARTIDOS, QUE SE IGUALAM NA MESMA ROUBALHEIRA E OPRESSÃO. FALTAM CONDIÇÕES DE TRABALHO PARA OS PROFESSORES, FALTA PISO DIGNO. FALTA CARREIRA DECENTE. E SE EXERCEM O DIREITO DE GREVE ENTRAM NA PEIA E SÃO PERSEGUIDOS.

A SAÚDE fracassada. Verbas desviadas. hospitais sucateados. Qual dos que estão lendo este artigo pode confiar num hospital público? O símbolo da saúde são ambulâncias calhambeques nas estradas do Brasil levando doentes de um lado para outro. Ao tempo que o mosquito do zika e da dengue dá as cartas no céu azul, ensolarado ou estrelado do Brasil... tocaram fogo nos bosques e sem amores... O que não diria o pobre do Gonçalves Dias se escrevesse novamente Canção de Exílio?

NÃO HÁ PAZ: cidades como Rio de Janeiro... São Paulo... até a menor cidade do interior do Ceará... gangues se eliminam disputando as bocas de fumo...no reino da droga... pois a droga nesse país atrai mais os jovens que as escolas... cuidado com a bala perdida...

PREVIDÊNCIA: toda reforma está sendo paga pelos brasileiros, pelos servidores... MAS OS ROMBOS foram causados pelos governantes. Lembrando que quase metade dos municípios brasileiros adotaram regime próprio de previdência e o rombo nos municípios é bem maior que o rombo da previdência administrada pelo INSS... A corrupção levou tudo... mas o povo mais uma vez financia a corrupção... pagando a conta... e que coube ao Governo Fernando Henrique começar a reforma na previdência... e ao Lula continuar... MAS NÃO SE DISCUTIU QUEM CAUSOU O ROMBO... NEM PARA ONDE FOI O DINHEIRO DESVIADO... SÓ QUE O POVO DEVERIA PAGAR A CONTA... e muitos dos que pedem impeachment aprovaram a reforma... E COMO PODE CHAMAR-SE SOCIALISTA QUEM ATACA DIREITOS SOCIAIS OU QUEM NÃO IMPLEMENTA OS DIREITOS SOCIAIS MÍNIMOS??? QUE SOCIALISTAS SÃO ESSES?

NUMA DEMOCRACIA A LIBERDADE DE MANIFESTAÇÃO E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO NÃO PODEM SER TIDOS COMO GOLPE - DO CONTRÁRIO NÃO SERÁ UMA DEMOCRACIA - QUE O PENSAMENTO DIVERGENTE TAMBÉM SE MANIFESTE E SENDO O CASO QUE ACIONEM AS INSTITUIÇÕES. 

LOGO O ESTADO BRASILEIRO NÃO CUMPRE O SEU PAPEL GRAÇAS AOS PÉSSIMOS GOVERNANTES ELEITOS E O PIOR: REELEITOS! NO GERAL COMPRANDO O VOTO COM PARTE DO DINHEIRO ROUBADO ATRAVÉS DA CORRUPÇÃO QUE RECEBE O NOME DE CAIXA 2 - COMPRANDO O VOTO DE ELEITORES BRASILEIROS - MUITOS DELES INDO ÁS RUAS OU PARA DEFENDER OU PARA PEDIR IMPEACHMENT DO ATUAL GOVERNO - HÁ OS QUE SE VENDEM POR CARGOS COMISSIONADOS OU OUTRAS VANTAGENS E HA MUITOS HIPÓCRITAS QUE QUANDO GOVERNOS OU PARLAMENTARES SEMPRE AGIRAM CONTRA DIREITOS SOCIAIS E CONTRA EFETIVAÇÃO DE JUSTIÇA SOCIAL....

COMO ANDA A DEMOCRACIA BRASILEIRA E DITADURA JAMAIS: O problema não está nas instituições, MAS NA MAIORIA DOS HOMENS que estão à frente às instituições. Pouco importando os partidos, pois trocam de partidos como se troca de roupa. A IDEOLOGIA QUE PREVALECE É CHEGAR AO PODER E UMA VEZ NO PODER DE TUDO FAZER PARA NÃO SAIR DO PODER! A diferença básica entre uma ditadura e uma democracia é que numa democracia pode-se participar da feitura das leis, tem-se o direito de mudar governos através do voto, tem-se a liberdade de expressão... numa ditadura além de não se ter nada disso tem-se corrupção pior que numa democracia, pois não pode ser denunciada, os atos dos ditadores não são fiscalizados, controlam-se as mentes, torturam e há assassinatos dos opositores. A DEMOCRACIA VAI BEM. OS GOVERNANTES VÃO MAL. EM SUA MAIORIA OS GOVERNANTES SÃO UMA DECEPÇÃO. Não só o PT a nível nacional, mas a maioria de prefeitos e governadores de todo o Brasil. cuja conduta não difere muito da postura estadual e federal. A REPÚBLICA INTEIRA ESTÁ EM CONVULSÃO. É só você que ler este artigo olhar para sua cidade... para seu Estado e peguntar-se: - as coisas vão bem? Como anda a educação? Saúde? Segurança? Esporte? Cultura? A violência? se você for honesto... esquecer seu candidato... seu partido... qualquer ideologia inútil... verá que nada vai bem no varejo em cada Estado, em cada Município. Nem no atacado a nível federal... POR SUA FEITA O PODER LEGISLATIVO COSTUMA SER ALUGADO PELO PODER EXECUTIVO? O PODER JUDICIÁRIO EXTREMAMENTE LENTO, CARO E CONSERVADOR! A democracia vai bem, os que estão a frente dos poderes é que não andam nada bem. Fortaleçamos as instituições.

LULA LÁ E FHC: São os símbolos do Brasil pós-ditadura. O PT, que chega a se confundir com o Lula, e Fernando Henrique Cardoso simbolizam dois partidos pós-ditadura, que tem em suas siglas o nome e programa O SOCIALISMO DEMOCRÁTICO. Defesa dos direitos sociais. O primeiro a chegar ao poder foi o PSDB, aliando-se ao mesmo PMDB que hoje é aliado do PT e ao DEM, que faz oposição, nunca foi, nem será de esquerda. Muitos deles, ex-aliados do Collor de Melo, o salvador que afundou o Brasil e não salvou nem a si mesmo. Para a maioria dos esquerdistas brasileiros, o PT, visto na época como esquerda radical, era a esperança de um socialismo realmente democrático. Que uma vez à frente do Poder Público implementaria todos os direitos sociais, negados a maioria dos brasileiros desde à descoberta do Brasil. Negados aos brasileiros pela República que teve Deodoro da Fonseca, um militar, como primeiro presidente, afastado meses depois da posse por corrupção. NO DIA DA POSSE DO LULA QUEM NÃO SE EMOCIONOU??? Mas para decepção inicial, um banqueiro foi escolhido para ministro e o mesmo PMDB... tornou-se o maior aliado do governo. Dentro de um pragmatismo que colocou por terra toda a ideologia da ética. Pragmatismo que só piorou com a passagem do tempo até a reeleição da presidente Dilma. NA VERDADE A DIREITA TREMEU DIANTE DE UM OPERÁRIO NO PODER QUE PASSOU A UTILIZAR AS MESMAS FERRAMENTAS DA DIREITA E ABANDONOU SUAS BASES: O POVO. OS MOVIMENTOS SOCIAIS. O MOVIMENTO SINDICAL, QUE EM GRANDE PARTE PERDEU SEU RUMO, OBJETIVOS E IDENTIDADE. O Lula responde pelo fato de ter agido igual à direita, em sua eterna luta pelo poder. Mas a direita não vai aceitar esse membro, pois o Lula vem do povo... povo de quem o Lula e o PT se esqueceram. E SENTINDO-SE TRAÍDO É COM PESAR QUE OS ÚLTIMOS E VERDADEIROS MILITANTES DE ESQUERDA... DECEPCIONADOS PELO ÚLTIMO GOVERNO DO LULA E DA DILMA assistem a muitos da direita irem para ruas como se fossem paladinos da ética, da moralidade e da justiça social. PARA PIORAR. OS QUE SÃO IDEALISTAS VIVEM A DOR DE PERDER A ESPERANÇA NA POLÍTICA A CURTO PRAZO. 

CONCLUSÃO: A DIREITA QUE PEDE A CABEÇA DO LULA É A MESMA COM QUEM ELE SE ALIOU! QUEM TRAMA CONTRA ELE SÃO SEUS MAIORES ALIADOS! ALIADOS QUE SEMPRE FORAM INIMIGOS DO POVO E AMANTES DO PODER PELO PODER. O PT PERDEU SUA ESSÊNCIA AO PASSAR A AGIR - UMA VEZ PODER - DIFERENTE DO SEU DISCURSO. DE FORMA QUE COMO ESTÁ NÃO PODE FICAR - NEM PODE VOLTAR A SER COMO ERA - NEM OS QUE ESTIVERAM NO PODER ANTES - ESSA É A REALIDADE DO BRASIL DE HOJE. UMA REALIDADE HORRÍVEL PELO FRACASSO DA ESQUERDA NO PODER - O QUE CRIA UM CLIMA PROPÍCIO PARA SALVADORES DA PÁTRIA - FANÁTICOS - NAZISTAS - FASCISTAS E TODO TIPO DE REACIONÁRIOS... O PRAGMATISMO IRRACIONAL DO PT COM SUAS ALIANÇAS É TÃO DELETÉRIO QUE QUANDO SE OLHAM OS POSSÍVEIS SUCESSORES NUM CASO DE AFASTAMENTO DA PRESIDENTE DILMA.... TREME-SE ATÉ A ALMA!

NEM QUEM TEVE... NEM QUEM ESTÁ NO PODER... O ELEITOR SE VOTAR DIREITO E COM LIBERDADE PODERÁ MUITO AJUDAR NA MUDANÇA - MAS OS CONSCIENTES - OS QUE NÃO CONCORDAM NEM COM A BANDALHEIRA ATUAL... NEM COM A FARRA SOBRETUDO DE PRIVATIZAÇÃO DA ERA FHC - CUJO DINHEIRO SUMIU - NEM COM A CORRUPÇÃO NEM COM OS CRIMES DE TODAS AS DITADURAS QUE EXISTIRAM NO BRASIL! TAIS PESSOAS - QUE SÃO LIVRES DA CEGUEIRA E DO FANATISMO IDEOLÓGICO DEVEM CONTINUAR LUTANDO POR UM NOVO AMANHÃ... FORTALECENDO AS INSTITUIÇÕES... POIS DEMOCRACIA FORTE É AQUELA EM QUE AS INSTITUIÇÕES SÃO FORTES NÃO OS HOMENS... EM QUE A POLÍTICA E O ESTADO ESTÃO A SERVIÇO DO POVO E DA SOCIEDADE... NÃO A SERVIÇO DE GOVERNANTES - DE PARTIDOS - DOS SEUS GRUPOS POLÍTICOS E DE FAMILIARES PARA QUE SE PERPETUEM NO PODER COM TODA A ROUBALHEIRA... 

NÃO PODEMOS PERDER A ESPERANÇA NEM A CAPACIDADE DE LUTA... NADA DO PASSADO DEVE RETORNAR... NADA DO PRESENTE DEVE CONTINUAR... O PAÍS E SEUS GOVERNANTES DEVEM SER PASSADOS A LIMPO... E NÃO ADIANTA NADA QUERER O NOVO VOTANDO NO VELHO... ADERINDO ÀS VELHAS PRÁTICAS NAS ELEIÇÕES QUE VIRÃO... SOBRETUDO VENDENDO O VOTO OU NO CASO DE INTELECTUAIS PERMITIREM-SE SER ALUGADOS OU COMPRADOS PELO PODEROSOS QUE DESVIRTUAM TODO O EXERCÍCIO DO PODER... TAMBÉM DEVE SER DADO O NÃO A SALVADORES DA PÁTRIA COMO MORO - COMO JOAQUIM BARBOSA...QUEM LEMBRAM O MESMO PARTO COMO NASCEU O EX-PRESIDENTE COLLOR... 

A INDIGNAÇÃO DE HOJE... QUE É IGUAL À INDIGNAÇÃO DA ÉPOCA DA DITADURA... QUE MOTIVOU A LUTA POR ELEIÇÕES DIRETAS... É E TEM QUE SER O COMBUSTÍVEL PARA O NOVO AMANHÃ... QUE EXISTE E EXISTIRÁ ENQUANTO HOUVER SONHO E SEDE POR UMA REALIDADE SOBRETUDO COM JUSTIÇA SOCIAL E COM DEMOCRACIA FORTALECIDA QUE DEVEM ESTAR ENTRE AS METAS PRINCIPAIS DE UMA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA QUE É UM IDEAL ETERNO INFINITAMENTE SUPERIOR A TODOS ESSES POLÍTICOS BRASILEIROS. 

O SONHO. A LUTA. A INDIGNAÇÃO CONTINUAM E NOS DÃO A CERTEZA DE QUE HAVERÁ UM NOVO AMANHÃ PORQUE É O SONHO NATURAL DO PRESENTE ESSE NOVO AMANHÃ E MANTÉM VIVA A ESPERANÇA E A CERTEZA DE LUTA!
Postar um comentário