quarta-feira, 4 de julho de 2018

Prefeitura de Araioses suspende proventos de Professora com 39 anos em sala por perseguição


A falta de Valorização dos professores no Brasil e de respeito principalmente na rede municipal de ensino tem causado transtorno a milhares de professores que não conseguem se aposentar porque os prefeitos desviaram o dinheiro da previdência. Em Araioses é gritante só o prefeito Cristino em nove meses de Janeiro a Setembro de 2017, deixou de repassar uma quantia milionária de quase 9 milhões de reais, conforme auditoria do TCE processo Nº 9388/2017.

Pelas regras da previdência o professor tem aposentadoria especial sendo 30 anos para homens e 25 para mulheres. Com seus 39 anos dedicadas a educação a professora Joana Fernandes foi secretária de educação em 2009, atualmente   está sofrendo perseguição política, pois seus proventos estão suspensos desde Novembro de 2017,  mesmo com idade e tempo de serviço sobrando não consegue se aposentar por falta das contribuições providenciarias.

A professora foi surpreendida em Novembro e até agora não seu caso não foi solucionado lhe causando muito aborrecimento e transtornos. Apesar de estar de licença para efeito de aposentadoria cuidando da documentação, seu pedido junto ao INSS por falta de contribuições. Mesmo não sendo culpa da professora suspenderam seus pagamentos sem explicações, uma vez que a prefeitura não repassou as contribuições para a previdência. Segundo o professor Arnaldo o servidor não pode ser penalizado proventos  por faltas cometida pelos prefeitos e a responsabilidade de pagar deve ser do ente público até a resolução do problema junto a providencia. No caso da professora são mais de oito meses sem receber pagamentos uma injustiça a quem se dedicou ao magistério durante tantos anos, dinheiro que está fazendo falta.

Essa situação é preocupante pois afeta todos os servidores do município e principalmente os professores que uma remuneração diferenciada. Relata professor Arnaldo que foi presidente do sindicato e autor da denúncia junto ao TCE e denunciado a Câmara de Vereadores pelo professor Ribinha servidor do município e ex-secretário de Educação com abertura de Comissão Processaste contra o atual prefeito.

Segundo Vereador Arnaldo essa prática tem que ser acabar os servidores não podem ser prejudicados ao bel prazer de administrações irresponsáveis que deviam os valore previdenciários descontados dos salários dos servidores e não repassado a previdência.  A apropriação indébita por parte do executivo configura crime de responsabilidade política administrativa sujeito a cassação do mandato entre outros crimes conforme a legislação brasileira



Nenhum comentário:

Postar um comentário