terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Ilha das Canárias


A ilha das Canárias localizada no municipio de Araioses Estado do Maranhão é a segunda maior ilha do Delta do Rio Parnaiba, com aproximadamente 32km², perdendo apenas para ilha Grade no Piauí. A história de Canárias tem marco inicial no dia 14 de novembro de 1806, em que o marinheiro e pescador cearense de Acaraú Francisco Bezerra, juntamente com três companheiros atraídos pela produção farta de peixes e com o objetivo de implantar a pesca de curral na barra dos mergulhões que posteriormente passou a ser chamada de canárias, devido a grande quantidade de pássaros denominados canários na região e uma planta que servia de alimento para os animais, chamada canarana. Assim o povo começou a viajar para a ilha dos canários ou da canarana.

Hoje a ilha das Canárias é área de preservação ambiental, faz parte da reserva extrativista marinha do Delta do Rio Parnaíba, sua população é de aproximadamente 2500 habitantes distribuída em quatro povoados: Canárias, Passarinho, Torto e Caiçara. Vivem da pesca e da agricultura de subsistência e com atividades secundarias como o artesanato feito com recursos naturais da própria região e o turismo, pois a região possui um grande potencial turístico, pouco desenvolvido, porém muito promissor. Na ilha produz-se basicamente o arroz nas vazantes e o pescado que é a atividade principal do local, e é exportado para a sede de município, Araióses-MA, e para o Piauí.

A religião predominante é o catolicismo e o padroeiro é São João Batista e ainda são celebrados Nossa senhora das Dores e São Francisco. As terras do povoado são comunitárias e pertencentes a São José, pois para se construir uma casa na ilha basta ter a aceitação da comunidade.

5 comentários:

  1. Oi Arnaldo, meu nome é Mário Lucio, sou filho de Araioses e minha vó, já falecida, nasceu e cresceu em Canárias. Estudei com sua irmã, Tatiana, e também fui muito amigo da Salete. Também tenho um blog: araioses-ml.blogspot.com

    Nele tento divulgar um pouco da minha terra, embora de longe, pois moro em Brasília.
    Grande abraço, parabéns pela iniciativa.

    Mário Lucio

    ResponderExcluir
  2. Olá Mario Lucio
    Daqui tentamos resgatar e reescrever um pouco de nossa historia para que nossa memoria não seja esquecida.
    um abraço
    arnaldo

    ResponderExcluir
  3. Eu estou indo para ir para aquela ilha por 1 mês e eu estou ansioso para conhecê-la. Eu vou levar meu cão para me acompanhar na viagem. Eu vou levar seus brinquedos, roupas e remedio para pulgas para atendimento. Espero aproveitar a viagem.

    ResponderExcluir
  4. rosangela silva oliveira15 de janeiro de 2014 às 13:22

    Sou de São Paulo, minha mãe nasceu na ilha de canarias nunca conheci minha avó dorinha.Nem meus tios reis e mêrcia nem primos não tenho contato,tem dois anos minha mãe vou visitar.Mabs vou conhecer esse lugar lindo que tenho muita vontade conhecer.
    Quase não tem informação na internet,esse blog é muito importante continue.Parabêns.rosangela.ybr@hotmail.com

    ResponderExcluir