quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Araioses e o desmonte do sistema educacional de Araioses




O texto constitucional assegura que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família, devendo ser garantida uma educação digna, gratuita, pública e de qualidade, sendo este considerado como um direito fundamental assegurado a todos os cidadãos. A qualidade do ensino deve ser guiada por princípios, preceitos e objetivos estabelecidos constitucionalmente. 



O acesso ao ensino é direito público subjetivo e o seu não oferecimento pelo Poder Público, ou sua oferta insuficiente e irregular, poderá importar responsabilidade da autoridade competente. Por último, enfatiza-se que a efetivação desse preceito constitucional perante sociedade é essencial para o desenvolvimento da nação e para a justiça social. A educação objetiva propiciar a formação necessária ao desenvolvimento das aptidões, das potencialidades e da personalidade do educando. 

O processo educacional tem por meta: (a) qualificar o educando para o trabalho; (b) prepará-lo para o exercício consciente da cidadania. O acesso à educação é uma das formas de realização concreta do ideal democrático”. 



Ao município, conforme prevê o artigo 211, parágrafo 2º da Constituição, caberá à atuação no ensino fundamental e na educação infantil e os Estados e o Distrito Federal no ensino fundamental e médio (art. 211, § 3º). 


Hoje sistema educacional de Araioses passa por um verdadeiro demonte, pela falta de uma política pública voltada ao desenvolvimento educacional, tendo como prioridade o processo educacional como todo com a valorização dos profissionais e respeito ao estudante público alvo e razão da existência de todo processo educativo. 



Não precisa ser especialista para detectar que a sucateamento do sistema está disponível ao olhar de cada cidadão. As escolas sem atrativos com paredes sujas e telhado, sem reparos com carteiras, mesas, material de limpeza, sem ventiladores, material didático; merenda escolar e transporte escolar sem regularidade; um verdadeiro desrespeito aos alunos e aos profissionais da educação. 


O que é necessário fazer: 



· De imediato aparelhar todas as escolas com carteiras, mesas, material didático, a pintura.

· Chamada escolar pública em parceria com os agente saude.


· Garantir a regularidade da merenda escolar e do transporte escolar  



· Abri a transparências dos recursos públicos. 

· Em Audiências pública ouvir a comunidade e formalizar um pacto social pela educação. 

· Em reunião com servidores da educação apresentar plano de trabalho que respeite e valorize o servidor da educação garantindo-os seus diretores. 

· Com o dinheiro do antigo FUNDEF, respeitando os 60º% cabíveis aos profissionais da educação; construir novas escolas climatizadas com ginásio poliesportivo coberto em cada polo: dotada de biblioteca, laboratório de ciências e informática, sala multimídia. 

· Oportunizar ao aluno o ensino e a aprendizagem através das extensões, não somente aos estudantes mas à comunidade escolar.

· Treinamentos e reciclagem dos profissionais inclusive com formação em língua de sinas (libras).

· Salários em dias em conformidade com a legislação vigente.

Além das atividades extracurriculares como as gincanas, danças folclóricas (quadrilhas, bumba meu boi, capoeira etc.), teatro, jogos escolares. 

Nosso objetivo e ao longo dos 04 anos mudar os rumos da nossa educação para que o estudante se sinta orgulho de estudante 

Vereador Professor Arnaldo 

“As pessoas esquecerão quão rápido você fez um trabalho, mas sempre lembrarão quão bem você o fez”. 


Howard Newton