terça-feira, 30 de novembro de 2010

Delta do Parnaíba ou Delta das Américas?


Tema:Ecoturismo

Autor: Fabian Kürten e Marina de Lima Minari

Data: 22/11/2002









Ambas as denominações estão corretas. Na verdade, o que acontece é uma vontade por parte do Estado do Maranhão de “puxar a brasa para a sardinha deles”. O fato do nome Delta do Parnaíba possuir o “Parnaíba” (nada mais claro já que o delta é formado pelo rio Parnaíba), faz o estado vizinho achar que há privilegio para a cidade de Parnaíba e conseqüentemente o estado “concorrente”. Com o desenvolvimento do turismo no Maranhão, pensou-se em um nome neutro. Daí então a denominação Delta das Américas.



Rixas a parte, essa formação geográfica apresenta uma forma de relevo que é peculiaridade mundial, já que formas de igual potencial só são encontradas nos rios Nilo e Mekong, na África e Ásia, respectivamente. Desde o dia 28 de Agosto de 1996, foi transformado em APA, abrangendo uma área de 313.809 hectares.



O Delta é como um arquipélago circundado por pequeninas cidades. É uma área onde se mesclam as culturas maranhenses e piauienses em um único ambiente. Os municípios que fazem parte da APA são, no estado do Maranhão: Paulino Neves, Tutóia, Araioses e Água Doce; no Piauí incluem-se: Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e cajueiro da Praia; e no Ceará, Chaval e Barroquinha.
Postar um comentário