segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012


Sinproesemma denuncia fechamento de escolas ao Ministério Pública


A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) denunciou, nesta sexta feira, 3, ao Ministério Público Estadual, as medidas do governo do Estado de fechamento de escolas públicas, de turnos, salas de aula e de transferência de alunos e professores, realizada em vários municípios do estado, prejudicando a comunidade escolar.

Na reunião com o promotor de Justiça, Paulo Avelar, titular da 13ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Educação, o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, explicou  que os segmentos da comunidade escolar prejudicados com a ação do governo não foram chamados pelo governo para discutir a medida, o que provocou revolta e indignação. A situação também levou a várias manifestações públicas, como passeatas e atos públicos, realizadas nas cidades onde a medida foi adotada.

A denúncia da ação do governo ao MP foi endossada pelas dirigentes sindicais dos municípios de Pinheiro, Leonízia Rodrigues, e de Itapecuru, Edna Teixeira, e pelos diretores do Sinproesemma, Júlio Guterres e Euges Lima.

Em Pinheiro, Leonízia denunciou que vários estudantes podem ficar fora da sala de aula este ano, porque houve uma desagregação que desmotivou os alunos a continuar seus estudos. “Muitos já adiantaram que não vão aceitar mudança de escola”, ressaltou a diretora. Ela exemplificou a situação de 50 alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que foram transferidos da escola Odorico, próxima da área onde moram, para a escola Agostinho Ramalho, que fica bem mais distante da comunidade assistida pelo programa, que funciona à noite.

Leonízia, que já formalizou a denúncia na representação do MP em Itapecuru, também informou ao promotor Paulo Avelar que foram fechadas duas turmas de ensino médio da escola Elizabeth Carvalho, prejudicando alunos que moram em áreas próximas à escola.  O mesmo aconteceu na escola Ungareli, onde foram fechadas todas as turmas do ensino fundamental, prejudicando a maioria dos alunos de comunidades próximas. “Ao invés de organizar a rede escolar, o Estado está promovendo uma desarrumação, sem ouvir a comunidade atingida”, ressalta.

Em Itapecuru, Edna Teixeira denuncia que os estudantes da Escola Gomes de Souza, colégio tradicional da cidade, foram prejudicados com a medida do governo que decidiu, sem diálogo, transferi-los para outro espaço, quebrando vínculos de identidade com a escola e causando grande revolta na comunidade escolar.

O promotor informou aos diretores do Sinproesemma que já tem conhecimento da medida do governo e que o MP se posiciona contra a ação, sem o diálogo com os segmentos envolvidos. Ele sugeriu que o problema deve ser discutido em uma reunião entre o MP, o sindicato e o secretário de Estado de Educação, João Bernardo Bringel, que deverá prestar esclarecimentos sobre a medida.

Ele explica que as ações visam a municipalização do ensino fundamental, mas que o processo precisa de amadurecimento: “Concordo plenamente com a municipalização, mas os municípios ainda não estão preparados para isso. Tem que haver diálogo e discussão com todos os envolvidos para acontecer a mudança, com tranquilidade". Ele exemplificou os casos de bairros populosos de São Luís, como Cidade Olímpica e Itaqui-Bacanga, onde há uma grande demanda de estudantes e o município não tem estrutura para atendê-la.

Privatização

A Promotoria de Educação e o sindicato também questionam a medida adotada pelo governo com relação ao Centro de Ensino Almirante Tamandaré, uma escola pública que o governo quer transformar em um anexo do Cintra, unidade de caráter privado, que pertence à Fundação Nice Lobão, sendo custeada com recursos públicos do Estado. O promotor questiona o fato de a escola ser totalmente mantida pelo Estado e não ter ingerência estatal. “O Cintra tem seletivo próprio e não se submete à central de vagas do Estado”, ressalta o promotor.

O Sinproesemma e a Promotoria não acham correto que a Fundação Nice Lobão resolva o problema de superlotação do Cintra se apropriando do Almirante Tamandaré, um equipamento público, prejudicando os estudantes do colégio, que seriam transferidos para outras unidades. O promotor informou que recebeu um abaixo-assinado da comunidade do Almirante denunciando a medida.

Calendário

Na reunião, a direção do Sinproesemma também denunciou outra medida arbitrária do governo, que decidiu incluir aulas aos sábados, no calendário escolar do ano letivo de 2012, sem consultar os profissionais de educação e os alunos.
O presidente do sindicato, Júlio Pinheiro, disse ao promotor que o governo garantiu, no ano passado, durante as negociações em torno do calendário de 2011, que não haveria atividade de sala de aula aos sábados em 2012. A garantia foi dada quando o governo negociava com o sindicato a inclusão de aulas aos sábados, em 2011, porém como alternativa para repor as aulas não ministradas durante a greve de 78 dias, ocorrida no ano passado e para não ultrapassar o término do ano letivo, determinado pelo governo para 23 de dezembro.

O que causa estranheza para os educadores é que mesmo com uma paralisação de 78 dias e o início do ano letivo mais tarde, em 2011, cerca de 70% das escolas conseguiram concluir o ano letivo dia 23 de dezembro como queria o governo. “Se este ano as aulas iniciam mais cedo, 6 de fevereiro, qual é a necessidade de aulas aos sábados?”, indaga o diretor de Comunicação do Sinproesemma, Júlio Guterres.

O promotor pediu à direção do sindicato que formalize a denúncia ao Ministério Público para que sejam tomadas as medidas legais que cabem ao caso.

Excedentes


A convocação dos excedentes do concurso realizado pelo Estado em 2009 também foi outro ponto discutido na reunião com a Promotoria de Educação. A direção do Sinproesemma lembrou ao promotor que falta apenas uma semana para terminar a validade do concurso e o governo ainda não todos os 1.500 concursados, de acordo com o compromisso anunciado em dezembro de 2011. Até o momento, só foram convocados cerca de 800 professores desse total.

Para amenizar o problema, o promotor Paulo Avelar vai sugerir a prorrogação da validade do concurso a fim de ampliar o prazo para que o governo faça a nomeação dos aprovados excedentes. Ele ressaltou que não houve efetivamente criação de novos cargos para professor na rede, pois o Estado continua com o mesmo quadro de profissionais contratados e os concursados nomeados estão assumindo vagas deixadas por processos de aposentadoria e não para atender a necessidade de novos professores.
O prazo de validade do concurso encerra no próximo dia 19 deste mês. Atualmente, existem na rede pública estadual de educação cerca de 10 mil contratos temporários precários, quantidade não alterada com a realização do concurso público de 2009.

 fonte Sinproesemma


domingo, 5 de fevereiro de 2012

"PREFIRO FICAR COM TODOS OS DEFEITOS QUE AS PESSOAS DIZEM QUE EU TENHO DO QUE FINGIR SER ALGUÉM  QUE NÃO SOU"

agora se você desistir...

Se você desistir…


… poderá nunca mais ter outra chance.

… talvez nunca saiba o quão perto chegou da vitória.

… talvez tenha faltado fibra e determinação.

… tome cuidado: fracasar pode virar um hábito!

… apenas estará revelando para todos, inclusive para quem te detesta, seu limite, seu teto.

… terá que ser muito valente para não desistir de outra vez.

… que fique registrado: a angústia de ter desistido é sempre é pior que a dor de ter fracassado!

… talvez tenha faltado somente um incentivo. Por isso se esforce uma vez mais e a vitória ainda será sua.

Nunca desista!

Se você desistir…

… poderá nunca mais ter outra chance.

… talvez nunca saiba o quão perto chegou da vitória.

… talvez tenha faltado fibra e determinação.

… tome cuidado: fracasar pode virar um hábito!

… apenas estará revelando para todos, inclusive para quem te detesta, seu limite, seu teto.

… terá que ser muito valente para não desistir de outra vez.

… que fique registrado: a angústia de ter desistido é sempre é pior que a dor de ter fracassado!

… talvez tenha faltado somente um incentivo. Por isso se esforce uma vez mais e a vitória ainda será sua.

Nunca desista!



Se você desistir…

http://reflexoes.bloguepessoal.com/


"Querer é poder", todos sabem! E "paciência é virtude"... é básico! É o segredo dos vencedores. Nunca desistir de acreditar... porque tão somente não sabemos o futuro! E a vida, a caminhada, é ela mesmo uma incógnita, imprevisível; nada permanece, tudo se altera!

Não sabemos o que o dia de amanhã nos reserva! Porquê desistir então? Porquê desistirmos antes de acontecer? Porquê desistir de acreditar? Nunca desistir de acreditar... porque conseguimos sempre mais do que julgamos possível conseguir!

A vida dá-nos sempre oportunidades e oportunidades! Nunca desistir de acreditar... porque nós temos um poder imenso dentro de nós e que não julgamos ter! Nunca desistir de acreditar no Bem, no Amor, na Amizade... porque a esperança é que nos faz caminhar no caminho da Felicidade.

Nunca desistir... de sonhar, porque o sonho comanda a esperança, o objectivo, a motivação, a força de vontade, a determinação e a perseverança!

Nunca desistir de sonhar... porque só acreditando é possível concretizarmos o sonho de sermos felizes. Nunca desistir... porque quem desiste nunca vence. Ou dito de outra forma, os vencedores da vida, do amor, do caminho da felicidade... nunca desistem!

Obviamente, desde que somos seres humanos, eternamente existirão algumas espécies de conflitos, rivalidades ou mesmo divergências de opiniões. Entretanto, terminantemente, jamais haver a necessidade de nutrirem-se de ódio ou mesmo matarem-se uns aos outros.
(Daisaku Ikeda).

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Bom dia, Prof!

"Não é verdade que eu não tinha nada, eu tinha o rádio ligado"

[ Marilyn Monroe ]

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

"Aquele que tudo julga fácil, encontrará muitas dificuldades."

[ Lao-Tsé ]
"Não é fácil ter paciência diante dos que têm excesso de paciência."

[ Carlos Drummond de Andrade ]

"Um homem de virtuosas palavras não é sempre um homem virtuoso."

[ Confúcio ]

"A cada novo minuto você tem a liberdade e a responsabilidade de escolher para onde quer seguir mas é bom lembrar que tudo na vida tem seu preço."

[ Zibia Gasparetto ]

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

FUNDEB - FNDO MANUT DES EDUC BASICA E VLRIZ PROF EDUC -jan 2012

FUNDEB - FNDO MANUT DES EDUC BASICA E VLRIZ PROF EDUC
DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO


03.01.2012 ORIGEM IPVA 297,63 C


09.01.2012 ORIGEM IPVA 714,02 C

ORIGEM ITCMD 33,22 C

ORIGEM ICMS EST 12.755,19 C

ORIGEM ICMS EST 4.142,52 C

TOTAL: 17.644,95 C


10.01.2012 ORIGEM ITR 103,91 C

ORIGEM IPI-EXP 144,55 C

ORIGEM FPE 180.008,10 C

ORIGEM FPM 108.556,55 C

TOTAL: 288.813,11 C


16.01.2012 ORIGEM IPVA 3.067,55 C

ORIGEM ITCMD 129,60 C

ORIGEM ICMS EST 38.523,40 C

ORIGEM ICMS EST 12.770,97 C

TOTAL: 54.491,52 C


20.01.2012 ORIGEM ITR 18,69 C

ORIGEM IPI-EXP 876,66 C

ORIGEM FPE 64.961,96 C

ORIGEM FPM 39.176,27 C

TOTAL: 105.033,58 C


23.01.2012 ORIGEM IPVA 2.701,40 C

ORIGEM ITCMD 160,65 C

ORIGEM ICMS EST 8.265,70 C

ORIGEM ICMS EST 2.685,86 C

TOTAL: 13.813,61 C


25.01.2012 ORIGEM ICMS EST 4,14 C

ORIGEM ICMS EST 0,77 C

TOTAL: 4,91 C


27.01.2012 ORIGEM IPI-EXP 250,05 C

ORIGEM FPE 21.477,81 C

ORIGEM FPM 12.952,51 C

TOTAL: 34.680,37 C


30.01.2012 ORIGEM ITR 23,46 C

ORIGEM IPVA 1.056,82 C

ORIGEM ITCMD 45,27 C

ORIGEM IPI-EXP 730,80 C

ORIGEM ICMS EST 204.079,90 C

ORIGEM ICMS EST 68.003,85 C

ORIGEM FPE 174.132,60 C

ORIGEM FPM 105.013,25 C

TOTAL: 553.085,95 C


31.01.2012 COMPLEM. UNIAO 2.265.783,49 C

ORIGEM LEI87/96 3.067,12 C

TOTAL: 2.268.850,61 C


TOTAIS COMPLEM. UNIAO 2.265.783,49 C

ORIGEM ITR 146,06 C

ORIGEM IPVA 7.837,42 C

ORIGEM ITCMD 368,74 C

ORIGEM IPI-EXP 2.002,06 C

ORIGEM ICMS EST 263.628,33 C

ORIGEM ICMS EST 87.603,97 C

ORIGEM FPE 440.580,47 C

ORIGEM FPM 265.698,58 C

ORIGEM LEI87/96 3.067,12 C



DEBITO FUNDO 0,00 D

CREDITO FUNDO 3.336.716,24 C





































































TOTAIS SIMPLES NACION. 257,36 C



DEBITO FUNDO 0,00 D

CREDITO FUNDO 257,36 C


TOTAL DOS REPASSES NO PERIODO



DEBITO BENEF. 688.787,61 D

CREDITO BENEF. 5.029.906,24 C
Pena! que a democracia (exercício da cidadania ) pra eles só existe na hora de cobrar mas na hora de cumprir são verdadeiros tiranos...

Até quando.... os frustrados continuarão expelindo veneno!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Experimente a mudança

 http://www.artigos.com/artigos.com/

Emanuelle Coelho




A mudança é um fato, um acontecimento inerente à vida humana, e em diferentes momentos e processos da vida, a mudança toma seu contexto de forma branda, de forma dominante ou de forma lasciva, mas sempre mudança.

Mudar é difícil e estranho. É como começar a aprender um novo idioma, ou mesmo começar a utiliza-lo, antes mesmo de domina-lo. A mudança gera essa estranheza, esse medo e essa angústia do que virá, do que será.

Mas a mudança é inerente ao ser humano. Desde o início da vida, somos marcados pela mudança, de célula a embrião, rapidamente feto, bebê, criança, adolescente, adulto e senil. E a morte também não pode ser esquecida, da vida à morte (a grande mudança da vida).

Pensamos que o “monstro” da mudança está sempre à espreita, pronto para travar uma batalha. E carregando esse sentimento, focamos os sentimentos errados neste momento: ao invés de investirmos alegria, esperança, vivemos a angústia na mudança.

Todo processo de mudança gera expectativa, angústia e incerteza, mas nem sempre, as mudanças devem vir acompanhadas somente desses sentimentos. A medida em que ela se torna mais presente e resistente, a mudança pode e deve ser encarada de forma mais positiva e “saudável”.

No auge da angústia ocasionada pela mudança (ou pela simples ameaça dela), a primeira das atitudes é a de “defesa”, é resistir. Mas resistir a que? Por que? Não se sabe, apenas segura-se a essa idéia e então, se é tomado por essa força que é física,psíquica, social, pessoal. Normalmente, encontramos-nos muito ocupados resistindo a tudo, que nem sempre percebemos que é justamente essa resistência que torna a mudança tão dolorosa.

Ao pensar nesta resistência, podemos compará-la alguém que frente a uma tempestade, briga, esbraveja ao céu que a chuva pare, e cada ora, a chuva se intensifica, e ele continua a gritar e ordenar que a chuva cesse. É estranho! Sabe-se que não é possível! E esta pessoa também sabe, somente não está conseguindo ouvir a si mesma e perceber que esta é uma luta perdida. Mas quando se está aprisionado neste sentimento, esquece-se do que pode ser feito, e do que realmente deve ser feito. O sujeito olha para a imensidão do céu e percebe que nada pode ser feito, e nesta aceitação, volta-se ao equilíbrio (interno).

A cada dia, vive-se a intervenção de novas tecnologias, novos rumos são dados ao crescimento da organização (mas sem perder-se de sua visão e missão). E essas mudanças (que são necessárias) geram sofrimentos, problemas, mas seu objetivo final é o CRESCIMENTO. Toda mudança vai gerar uma quebra de paradigmas, que em alguns momentos podem levar a sentir que se está “remando contra a maré”. Mas resistir à mudança é negar a necessidade de crescimento, a necessidade de saber e aprender a lidar com as novas situações que a vida está apresentando.

Mas por que a mudança assusta tanto? Podemos pensar até que somos“treinados” para a estabilidade para regras, e quando nos deparamos com a mudança, que desequilibra, o que é retilíneo e uniforme, perdemos o “rumo” da ação.

Citando o filósofo Kierkegaard, que disse que toda transformação é um renascimento e todo renascimento é também uma morte. Sai-se de um estágio para outro. A pessoa decide se quer ou não ir adiante, e o medo do novo traz a angústia. Esse medo do novo faz parte da angústia existencial.

A fragilidade humana se mostra mais acentuada quando deparamos com a necessidade da mudança. Por vezes, essa fragilidade pode bloquear, pode trazer pensamentos que não são compatíveis, mas que impulsionam o medo, a incerteza que a manca traz consigo. Fugir ou resistir parece ser a melhor opção.

Neste filme, o personagem principal, Andy Dusfrene sempre acreditou em si mesmo e na possibilidade de que poderia ser livre outra vez. Cultivou esse sonho e fez o que pode para alcança-lo. A lição que ele deixa? Não reclame, faça. Não chore, persista. Acredite. Busque sua felicidade, por mais longínqua ou árdua que ela possa parecer. Aprenda com a mudança. Aprenda com a dificuldade.

A esperança não é um estado de estagnação, nem tampouco é deixar simplesmente que tudo aconteça por si só. Muitas coisas dependem de um 'pontapé inicial' de nós mesmos. Ter esperança não é 'ficar esperando', mas sim, dar chance para que sonhos se concretizem e a nossa realidade se transforme. As mudanças proporcionam novas perspectivas para os cenários já conhecidos. É partir das mudanças que podemos mudar nossas perspectivas, derrubar paradigmas e partir para o novo, livre de medos, mas não de esperanças.


“...Experimente outra vez. Você certamente conhecerá coisas melhores e coisas piores do que as já conhecidas, mas não é isso o que importa. O mais importante é a mudança, o movimento, o dinamismo, a energia. Só o que está morto não muda! ...”
Edson Marques Sobre o Autor
Psicóloga, graduada pela Universidade FUMEC.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012