sexta-feira, 19 de março de 2010

Os manuscritos bíblicos, Bíblia Palavra de Deus

Os manuscritos originais, isto é , saídos das mãos dos escritores , não existe, nenhum conhecido no momento. Deus na sua providencia não permitiu isso. Se existisse algum , os homens adorariam mais do que seu divino autor . Por exemplo, a serpente de metal posta entre os israelitas como meio de auxilio a fé em Deus (Números 21.8,9: II Reis 18.4).
Além disso , temos a considerar historicamente, quanto à inexistência de manuscritos originais o seguinte:
I) Era costume de judeu enterrar os manuscritos estragados pelo uso ou qualquer outra causa, para evitar mutilação ou interpretação espúria.

II) Os reis idolatram e ímpios de Israel podem ter destruído muitos ou contribuídos para isso como é o caso descrito em Geremias 36,-25.
III) O monstro Antioco Epífanos, rei da Síria (175-164 a . C. ), durante seu reinado dominou sobre toda a Palestina . Profanou o templo e destruiu todas as cópias que achou das Escrituras.

IV) Nos dias do feroz imperador romano Diocleciano (284-305 AD). Os perseguidores dos cristãos destruíram quantas copias acharam das Escrituras Sagradas. Durante 10 anos Diocleciano mandou vasculhar império a fim de destruir todos os escritos sagrados. Chegou a pensar que tivesse alcançado o objetivo. Durante 10 anos Diocleciano mandou cunhar uma moeda comemorando tal vitória – se enganou.

A literatura judaica afirma que a missão da chamada Grande Sinagoga, presidia Esdras, foi reunir e preservar os manuscritos originais do Antigo Testamento - os de que se serviram os Setenta no preparo da Septuaginta – a primeira tradução das Escrituras.
Copias dos manuscritos originais . Há inúmeros em varias partes do mundo, as três principais são :

*MS Vaticano , Roma
*MS Sinaítico, de Londres.
*MS Alexandrino, também Londres.

Em 1947, próximo do mar morto foi descoberto um manuscrito do profeta Isaias , em forma de rolo, escrito em hebraico, de 100 a .C, sendo assim muito antigo que o mais antigo manuscrito conhecido até então. Muitos outros rolos foram também encontrados e centenas de fragmentos de outras obras. O texto deste manuscrito quando comparado com o das nossas Bíblias , harmoniza-se plenamente . Esta é uma prova singular da autenticidade das Escrituras, pois manuscrito de Isaias tem atualmente 2000 anos de existência!
Os manuscritos bíblicos são sempre indicado pela abreviatura MS..

Enciclopédia Historia Teológica da igreja Cristã
editor Walter . A. Elwell

Nenhum comentário:

Postar um comentário