segunda-feira, 25 de abril de 2011

Que pena! O povo sabe...


                   
Vez por outra vire e mexe, assunto de Araioses, é política o povo  tem suas convicções suas crenças e suas experiências  já faz parte da cultura. Falar da política   é um dos assuntos prediletos do araiosense  isso fez com que eles  “nós” ,   no passado recente,  não tenham(os) reelegido  nenhum dos prefeitos.  Esta gestão que dirige os destinos pelo telefone foi a grande decepção  dentre "todos"  e todas administrações que por aqui passaram, “acham eles”, que nossa gente se ilude  com as falácias em discursos repetitivos.  Há   quase três anos de administração e a insistência de  justificar o que  nada fizeram e  que nada está se fazendo de fato, busca-se   encontrar culpados para seus insucessos.  Assim esta gestora  continua com seus discursos repetitivos , algo que já se tornou  ridículo  em suas aparições  em público. A exemplo do  “Carnaval de Emoções” ,que espontaneamente ela levou uma vaia de mais de 4000 mil pessoas  ou um pouco mais! Segundo o que se comentou  da quantidade  de pessoas  na terça de carnaval na praia de “Barreiras”.
“Eu nem queria tocar neste assunto porque” cheira mau, mas como  um dos poucos homens bombas da prefeita afirmou  em uma conversa diz ele – a prefeita deu um  aumento de 30% aos professores no dia da cidade. E é essa a imagem que ela tenta passar com suas falácias   ao povo.  Mais uma vez volto a tocar neste assunto e explicar que foi  há  (o2) dois anos atrás  por que ela não cumpriu a lei aprovada no ultimo ano da gestão de Zé Tude,  uma emenda ao plano de cargo e carreira do magistério  que alterava o incentivo   para 35% e que a gestão atual  não cumpriu  e não cumpre nem  as leis sancionada por ela,  que diz que todos mês de janeiro  tem que reajustar os salários dos servidores,  como faz o governo federal mas isso desde de 2010 que os professores não recebem reajuste em seus salários.
A educação de Araioses continua a piorar embora ela apresente índices de crescimento do IDEB, mas na prática  o resultado é trágico,  temos o analfamismo instrutural principalemente milhares de crianças passando de série sem saber ler e escrever. suposta mudanças de resultado das atas de encerramento   principalmente  por que a Secretaria de Educação, conta com um reforço  de uma especialista PHD,  excelente professora que em suas aulas cochilava em sala , enquanto  sonhava em ser um  dia o que agora está realizando, recebeu das mãos da prefeita  a missão  de perseguir  todos aqueles que  aos seus olhos são adversários da gestão! Mas deixa pra  lá que o mal  por si s´se destroi.
Vejam só essa!   A novidade da prefeita!  Diz ela que se vira nos trinta de tanto trabalhar por Araioses, vamos contar suas obras por onde começar pelo  fechamento do hospital  ou  pela grande obra da praça em frente ao Farol .Qual  delas  foi mais relevante?;  o sucateamentos dos carros da prefeitura inclusive o caminhão muk é de fazer pena !; a falta de conservação das estradas  vicinais quase intrafegável por carros grandes, pequenos nem tentar  isolando os povoados.
Agora polêmica da iluminação pública! Será que esta prefeita não sabe distinguir obrigação e contribuição? Pois vou explicar obrigação do município é manter a iluminação pública  de praças e avenidas e para isso o consumidor de energia elétrica contribui com um percentual  através da taxa de iluminação em suas contas.  Esse  montante recolhido nas  contas  cerca de 40 mil reais é contribuição do povo  que já um valor considerável.  A prefeitura deve complementar esse valor e manter a iluminação pública do município funcionando e não pegar esse dinheiro e pagar conta de prédios públicos, escolas, secretarias etc., essa parte a prefeita conta com as  verbas constitucionais  como fundo de participação , que são repasses do governo federal de 10, 20 e 30 e as demais  fontes como:  verbas de ministérios, programas etc.  O   dinheiro do povo retirado nas contas de luz  é para comprar lâmpadas e luminárias equipamentos para manter o serviço   e nada mais! Será que todo mês é comprado  40 mil de lâmpadas e luminárias? Fica a deixa?
Que pena!  Achar que o povo  não sabe nada... As eleições vêm ai! Pode ser que eles façam, devem fazer alguma coisa? Não é possível!
Será que não é um golpe por mais 04 anos?
Na cidade vizinha do Piauí, o prefeito muito trabalhou em seu primeiro mandato venceu as eleições, mas neste está um desastre! 
Imaginemos nós em Araioses!  Não Fizeram, mas vão prometer novamente!   Que pena! O povo sabe...
Mas eles são profissionais nas eleições e querem ser reeleito, vão tentar a qualquer preço!
Que pena!  O povo sabe...

Prestem atenção!

"O QUE ME PREOCUPA NÃO É O GRITO DOS MAUS. É SIM O SILÊNCIO DOS BONS"

[ Martin Luther King ]


domingo, 17 de abril de 2011

 
Desabafo
Minha terra querida porque te atormentam
Destroem teus  campos
Não respeitam o teu povo
Destroem os frutos de teus ancestrais
Que “não é   mas o enjeitado”
Porque querem  tragar de ti teus últimos suspiros ?

Dominando teu povo
Apagando as lembranças  dos  Araiyos,
Um povo pacato, ordeiro, mas também guerreiro
“Que não foge a luta”
Assim somos araiosenses,  que não grita !
Que não reclama!
Mas que decreta  nas urnas suas revoltas e as decepções !
Daqueles que o enganam
Assim é meu Araioses!

Prof.Arnaldo

"Na  vida as lições são  necessarias para corrigirmos nossos erros  mas a apredizagem fica por nossa conta...

Prof.arnaldo

sábado, 16 de abril de 2011





"Quando achamos que nossos sonhos estão  perdidos uma simples palavra pode mudar tudo ..."  frase de Prof Arnaldo Machado




terça-feira, 12 de abril de 2011

Até quando!





Os professores de Araioses cidadãos conscientes de suas obrigações, assim como os demais funcionários público municipal,  estão  aterrorizados,   desde da instalado desta gestão em janeiro de 2009, esta situação tem afetado emocionalmente  e psicologicamente  o desempenho profissional  de suas  funções. Como é de conhecimento público: O primeiro ato administrativo desta gestora foi demitir de maneira arbitraria centenas de servidores com o famoso paredão, assim os servidores desavisados, de  tal medida da prefeita tiveram  seus pagamentos sustados . Um ato de covardia desta administração deixando essas pessoas sem cumprir seus compromissos, em estado de choque, aponta de cometerem atos impensáveis, desarrumando seus orçamentos financeiros. Mas não parou por ai em doses homeopáticas continuou a perseguir sustando pagamentos, transferindo aqueles que não são simpáticos a sua administração. Agora em 2011, em que tudo parecia está normal os servidores foram novamente atacados com novas transferências de professores. Qual a desculpa? Ah!  Dizem eles! Há excessos de professores nas escolas da sede pura desculpa! Porque ano passado todos os professores lotados na sede  estavam trabalhando normalmente e  não havia excessos.  É que este ano não é ano eleitoral e contratar agora não vai gerar votos até porque  ela tem obrigação de fazer o concurso público.  Mesmo assim as salas de aulas na sede estão superlotadas de alunos, pois não construíram nem uma nova para suprir a demanda para 2011, já que em 2010 tinham diversas salas de aulas funcionando em casas alugadas, e para onde foram esses alunos? Para superlotação das salas claro! Porque  terreno não é problema a Unidade escolar Gonçalves Dias e Raimundos Gomes tem área para construir um complexo escolar com mais de 20 salas, mas não o fizeram, querem mesmo é  brincar de faz de conta!  Como fizeram  com a fachada do nosso único “patrimônio histórico”! o prédio da Antiga Usina, reformada no governo Vicente em 93” para funcionar a biblioteca (mantendo sua características originais), respeitando o valor histórico do prédio, aspiração   de muitos araiosenses. Um  sonho do nosso eterno Dr. Zequinha (advogado), que muito lutou junto ao prefeito da época; mexeram na fachada principal  da prefeitura que era na rua 7 de setembro. Voltando ao tema: Transferência agora é remoção,  um termo mais suave, mas  que agride os servidores, da mesma forma. O interessante  que os escolhidos  foram professores que estão ligados a outros grupos políticos  ou que tenham parentes fazendo oposição  ou  criticam e o tem expressado publicamente insatisfação a esse administração dos trintas. A exemplo O Professor Arnaldo transferido da sede  para novo Horizonte e não tem transporte escolar  (tido como questionador  e primo do Marcio machado); Os professor Bernardo oposição  (desafeto da prefeita), Assis Pereira (irmão da Marlene ex-secretaria de saúde do governo Zé Tude), transferidos da sede para Placas; a professora Lindanet( por ter feito denuncias no radio) transferida de João Peres para Placas,   e  o professor Josemar (oposição, pública ao governo), transferido de João Peres para Melancias não tem, transporte. Segundo Relatório da Procuradoria do Município as transferências não tem caráter político porque foram  apontado pelo  diretor de escola na qual o professor trabalha. Neste sentido “os diretores”, escolheram (apontaram dedocraticamento), apenas aqueles que são politicamente ligados a oposição da atual prefeita. O QUE CARACTERIZA PERSEGUIÇÕES POLITICA E QUE NO REGIME DEMOCRATICO NÃO TEM NENHUM AMPARO  LEGAL. Para  prefeita um  ato muito criterioso para “nós os transferidos um ato inocente e romântico”. Pra não ser repetitivo do caráter político das transferências.  Assim apontam o diretores como responsáveis numa tentativa de desviar  suas responsabilidades e mazelas  administrativas . Que inteligentes! Que pena!  Ficamos até emocionados! Essas atitudes em pleno século XXI. Tem objetivo de inibir e tentar calar a voz dos professores e subjugá-los. não querem que eles desenvolvam  um trabalho sério junto ao seu alunado, prepará-los para o exercício pleno de sua cidadania e de  livremente   EXPRESSAR SEUS PENSAMENTOS E CONVICÇÕES, sejam elas de quaisquer natureza políticas, religiosas etc “se os professores não  o podem exercer”! Porque são punidos!  Como  podem transmitir esses valores? Um grande engano da gestora. Vivemos em país democrático, a constituição garante o direito da livre expressão de pensamentos e convicções, livres de quaisquer fatores  inibidores. Será que agora em Araioses estamos  retornando aos tempos da ” Ditadura militar” época do A.I.5 “ Ato Instrucional Numero Cinco”, esta gestão que ao longo destes dois  anos não tem feito nada ou quase nada para melhorar a qualidade da educação, não sai da mídia dizendo que deu 30%(2009) de reajuste aos professores  querendo confundir a opinião pública parece até  um disco furado em todos seus discurso isso quando não leva vaia,  ela fala neste reajuste mas esquece que  dinheiro é do “FUNDEB“,  que reajuste de professores  “é todo ano” no mês de janeiro  prefeita! Quem não sabe da historia pode até imaginar que  ela  acabou de anunciar um novo aumento  mas  há dois anos os professores não tem reajuste de salário. Ela que tanto criticou o ex-prefeito Zé Tude, na questão do bônus dos professores  ELE PAGOU O BÔNUS dos professores EM 2007. ELA não pagou o BÔNUS do ano 2010, onde está o dinheiro? Já que seu antecessor levou em 2008 para onde foram  as sobras do FUNDEB 2010? Prefeita  você não tem reajustado os salários dos professores  desde 2010 e até agora em  2011 ainda não se manifestou. Não está cumprindo a lei art. 73 que foi aprovada e sancionada (assinada), pela senhora;  deveria explicar: Porque prefeita!  Você não diz que não está cumprindo o “Plano de Cargo e Carreira do magistério” e que os reajustes são anuais no mês de janeiro e que os salários estão congelados desde sua “façanha” em 2009.  Como a administração  é tocada a distância  supõe que exista  uma equipe de  informantes  “fofoqueiros profissionais de carteirinha",  espalhados por todas as esquinas e repartições e instituições. Nas escolas a sensação de terror afeta o psicológico da categoria que vem passando por momentos constrangedores uma situação instável de segurança com o medo  de ser a próxima vítima.  Como afirmou a procuradoria em seu relatório a um professor  transferido “ hoje o professor pode está em uma unidade escolar, amanhã em outra ... falta de sensibilidade  e  conhecimento das leis de diretrizes e bases da educação.  Não  se trata seres humanos  como um rebanho, “Educação é coisa séria” , são crianças e adolescentes principalmente, que buscam se espelhar na figura do professor, e o tem  como referencial.  A escola é a  segunda família e ninguém troca de família constantemente, por quaisquer motivos. Criam-se  os laços afetivos entre educando e educadores. Mudanças  constantes mexem com cabeça dos alunos e atrapalham o processo de formação educacional. Agora perguntamos  como podem justificar a transferência de professor da Sede do município para zona rural ? Se esse governo trouxe vários professores do interior para Sede e João Peres (porque considero João Peres zona urbana).  E querem transferir tão somente seus adversários políticos porque não devolvem o grupo que eles trouxeram da zona rural.
“O homem nunca deve lamentar-se dos tempos nos quais ele vive, pois isso não ajuda em nada. Em vez disso, deve usar seu poder para melhorá-los.”
12/04/2011
profarnaldo

segunda-feira, 11 de abril de 2011

O homem nunca deve lamentar-se dos tempos nos quais ele vive, pois isso não ajuda em nada. Em vez disso, deve usar seu poder para melhorá-los. ~ Frase de Thomas Carlyle

segunda-feira, 28 de março de 2011

ARAIOSES!

ENFIM... QUEREM  APAGAR TUA HISTORIA TE DEIXANDO SEM MEMORIA... ASSIM  ARRANCAR  TUAS RAIZES, TE DEIXANDO UM CAULE SECO COMO UMA ÁRVORE DE NATAL TODA ADORNADA POR FORA   MAS SEM VIDA...MAS TUAS SEMENTES CAIRAM  REFLORESTARÃO TEUS CAMPOS E RENASCERÁ TEUS ENCANTOS E A ESPERANÇA  DE SERMOS FELIZES.

PARABÉNS! PELA PASSAGEM DE TEUS 73 ANOS DE EMANCIPAÇÃO

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A prefeita de Araioses não cumpre a Lei!



Trata-se da lei do Plano de Cargos e Carreira Lei Nº aprovada e sancionada  sem vetos pelo executivo que vem desde  maio  protelando para não cumprir. Um disparate para com os professores que criaram expectativas  em torno dos  avanços  e conquistados  como: Promoção de classe, ajuste na tabela salarial, e as gratificação para especialistas.  Sem nenhuma explicação para categoria a situação de frustração  é geral.  Há nove meses   desde que sancionou  a lei e a prefeita  tornou-se indiferente ao assunto, ninguém na prefeitura tem informações nem  secretaria de Educação .
Os radialistas de sua ex-radio (agora fora do ar) divulgavam dizendo que o plano de Cargo  e Carreira do Magistério, era arcaico antigo e que já não mais se adequavam a realidade   atual. Tentando de certa forma criar uma nova  lei que tivesse sua rubrica(assinatura as prefeita), o que na realidade criava um certa resistência por parte dos vereadores que haviam aprovado enteriormente uma emenda a lei  do plano de Cargo e Carreira dos professores,  que adequava a nova realidade  e inclusive  eleições para os diretores de escola.  Lei essa que não foi cumprida durante o ano de 2009, pois a gestora alegava que o período de sua aprovação não era permitido, pois teria sido em dezembro de 2008 após as eleições  o que o tornava inconstitucional.
Assim em  abril de 2010 diante do prejuízo causado  aos professores pelo impasse gerado em 2009 uma perda de 35% mensal em seus vencimentos .  Os  professores  de Araioses,  através de sua representação  reunidos com os vereadores da oposição  chegaram ao consenso e foi aprovado o novo Plano de Cargo e Carreira   do Magistério,  encaminhado pela  gestora após uma breve discussão e encaixadas    algumas  emendas  proposta pela categoria e encaminhada pelo Vereador Cesar em comum Acordo com os demais da linha de oposição.  O então moderno plano na concepção   do governo municipal foi aprovado mas está  apenas servindo para ela exibir  fora do nosso município pois após sua sanção em 06 de maio de 2010 até o momento os professores ainda  não viram em seus contracheques os efeitos desta lei que atualizava a tabela , a mudança de nível para os concluíram sua faculdade (anteriormente automática) e a gratificação aos especialista em 20% , isso não é exclusivo do município de Araioses está  previsto na lei do FUNDEB que é quem financia a educação básica do município. Apenas alterada a regência  nos vencimentos antigos.
O dinheiro dos professores ano 2010 serviu apenas para  o executivo contratasse centenas  ou milhares de pessoas com  objetivos eleitorais, os professores ficaram sem as sobras do FUNDEB tão condenada pela atual gestora quando era oposição ( acusava seu antecessor de rapineiro).  Para onde foram as sobras de 2010? O PROINFO ( Programa de Informática) do governo enviou ao município laboratórios de informáticas para todas as escolas do município e também a verba  de R$ 600,000 para construções dos laboratórios  é de fazer pena aos montes pelo chão inclusive em escolas da sede como Gonçalves Dias.
O que irrita agora eles estarem dizendo em sua mídia dizendo que  a lei orgânica do município está antiga ,  arcaica que foi feita a constituição em 88 e a do município não foi reformulada.  Será que mais uma exibição: Pura ignorância todos sabem  que  a lei orgânica foi reformulada em 1989 adequando a nova Constituição de 1988. Mas os que ela quer e novamente e colocar uma nova rubrica com seu nome?  sabe-se que   nossa lei orgânica  está tão atual  que prevê eleição para gestor de escola e que a prefeita retirou do plano de carga e carreira dos professores. Ela quer modernidade ou retrocesso?
O que não se  entende é como a prefeita encaminha um projeto de lei para ser aprovado  sanciona e agora protela  pra não cumprir!
Os professores perdem o financeiro e o ânimo   de está  em uma sala de aula quando sabem que por direito não estão recebendo seus vencimentos  corretamente  um perda que varia ente R$ 150,00 a 500,00 reais por mês. Sem falar que no artigo, 73 da mesma lei prevêem o reajuste para o mês de janeiro de acordo com o índice de aumento do valor aluno ano que para este ano foi de 14% que devem ser repassado aos professores,  agora!
Como podemos ter avanços na Educação quando aqueles que são os condutores do processo estão apáticos inconformados  com  a falta de respeito com a categoria  que foi sua maior aliada nas eleições de 2008, e que hoje vem sendo maltratada como diz o ditado popular  “está no esteio”. Só que a gestão está esquecendo que a categoria e composta por  formadores de opinião 
Estamos mais uma vez na contramão da história.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011


Conceitos de História




1 - "A história é uma pesquisa que nos ensina o que o homem fez, portanto, o que é o homem." (Collinwood).
2 - "O objetivo da História é por natureza o homem." (Marc Bloch)
3 - "A história está para a humanidade assim como a memória está para o indivíduo, é a memória coletiva." (Piancantol)
4 - "A história é um profeta com o olhar voltado para trás. Pelo que foi e contra o que foi e anuncia o que será."(Eduardo Galeano)
5 - "Não há história pura, não há história imparcial. Toda história serva à vida, testemunho e compromisso." (José Honório Rodrigues)
6 - "A história é um processo dinâmico, dialético, no qual cada realidade traz dentro de si o princípio da sua própria contradição e que gera a transformação constante na História é a luta de classe."(Karl Marx)
7 - "A realidade do social, a realidade fundamental do homem revê-la inteiramente nova aos nosso olhos e, queiramos ou não, nosso velho ofício de historiados não cessa de brotar e de reflorir em nossa mãos (...) Sim quantas mudanças!(...) Todas as Ciências Sociais, inclusive a História, evoluíram, igualmente de maneira espetacular, mas não menos decisiva." (Fernando Braudel)
8 - A História é a substância da sociedade. (Agnes Heller)

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Ilha das Canárias


A ilha das Canárias localizada no municipio de Araioses Estado do Maranhão é a segunda maior ilha do Delta do Rio Parnaiba, com aproximadamente 32km², perdendo apenas para ilha Grade no Piauí. A história de Canárias tem marco inicial no dia 14 de novembro de 1806, em que o marinheiro e pescador cearense de Acaraú Francisco Bezerra, juntamente com três companheiros atraídos pela produção farta de peixes e com o objetivo de implantar a pesca de curral na barra dos mergulhões que posteriormente passou a ser chamada de canárias, devido a grande quantidade de pássaros denominados canários na região e uma planta que servia de alimento para os animais, chamada canarana. Assim o povo começou a viajar para a ilha dos canários ou da canarana.

Hoje a ilha das Canárias é área de preservação ambiental, faz parte da reserva extrativista marinha do Delta do Rio Parnaíba, sua população é de aproximadamente 2500 habitantes distribuída em quatro povoados: Canárias, Passarinho, Torto e Caiçara. Vivem da pesca e da agricultura de subsistência e com atividades secundarias como o artesanato feito com recursos naturais da própria região e o turismo, pois a região possui um grande potencial turístico, pouco desenvolvido, porém muito promissor. Na ilha produz-se basicamente o arroz nas vazantes e o pescado que é a atividade principal do local, e é exportado para a sede de município, Araióses-MA, e para o Piauí.

A religião predominante é o catolicismo e o padroeiro é São João Batista e ainda são celebrados Nossa senhora das Dores e São Francisco. As terras do povoado são comunitárias e pertencentes a São José, pois para se construir uma casa na ilha basta ter a aceitação da comunidade.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Delta do Parnaíba ou Delta das Américas?


Tema:Ecoturismo

Autor: Fabian Kürten e Marina de Lima Minari

Data: 22/11/2002









Ambas as denominações estão corretas. Na verdade, o que acontece é uma vontade por parte do Estado do Maranhão de “puxar a brasa para a sardinha deles”. O fato do nome Delta do Parnaíba possuir o “Parnaíba” (nada mais claro já que o delta é formado pelo rio Parnaíba), faz o estado vizinho achar que há privilegio para a cidade de Parnaíba e conseqüentemente o estado “concorrente”. Com o desenvolvimento do turismo no Maranhão, pensou-se em um nome neutro. Daí então a denominação Delta das Américas.



Rixas a parte, essa formação geográfica apresenta uma forma de relevo que é peculiaridade mundial, já que formas de igual potencial só são encontradas nos rios Nilo e Mekong, na África e Ásia, respectivamente. Desde o dia 28 de Agosto de 1996, foi transformado em APA, abrangendo uma área de 313.809 hectares.



O Delta é como um arquipélago circundado por pequeninas cidades. É uma área onde se mesclam as culturas maranhenses e piauienses em um único ambiente. Os municípios que fazem parte da APA são, no estado do Maranhão: Paulino Neves, Tutóia, Araioses e Água Doce; no Piauí incluem-se: Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e cajueiro da Praia; e no Ceará, Chaval e Barroquinha.

terça-feira, 12 de outubro de 2010


História do Maranhão
Foram os espanhóis os primeiros europeus a chegarem, em 1500, à região onde hoje se encontra o estado do Maranhão. Em 1535, no entanto, verificou-se por parte dos portugueses uma primeira tentativa fracassada de ocupação do território. Foram os franceses que realizaram a ocupação efetiva iniciada em 1612, quando 500 deles chegaram em três navios e fundaram a França Equinocial. Seguiram-se lutas e tréguas entre portugueses e franceses até 1615, quando os primeiros retomaram definitivamente a colônia. Em 1621, foi instituído o estado do Maranhão e Grão-Pará, com o objetivo de melhorar as defesas da costa e os contatos com a metrópole, uma vez que as relações com a capital da colônia, Salvador, localizada na costa leste do oceano Atlântico, eram dificultadas devido às correntes marítimas. Em 1641, os holandeses invadiram a região e ocuparam a ilha de São Luis, nomeando o povoado em homenagem ao rei Luiz XIII. Três anos depois, foram expulsos pelos portugueses. A separação do Maranhão e Pará veio a ocorrer em 1774, após a consolidação do domínio português na região. A forte influência portuguesa no Maranhão fez com que o estado só aceitasse em 1823, após intervenção armada, a independência do Brasil de Portugal, ocorrida em 7 de setembro de 1822.
São Luís, capital do Estado do Maranhão, localizada na porção Meio-Norte do Brasil, constitui a última fronteira da região Nordeste com a Amazônia. Com uma área estimada em 831,7 Km2 (IBGE:1996) esta cidade herdou de seus antepassados um conjunto arquitetônico colonial de influência ibérica sem precedentes na América Latina, tanto pela sua extensão, como por sua homogeneidade. Legado formado por acontecimentos históricos que discorreremos a seguir.  
      Mesmo possuindo o direito de ocupar as terras pertencentes ao Norte do Brasil através do Tratado de Tordesilhas (1494), a nação portuguesa após algumas tentativas fracassadas de ocupação dessa porção do território por terra e por mar, acabou cedendo espaço  para os franceses, que em 1612 aportaram nas terras onde hoje encontra-se São Luís.   
      Com a constituição da França Equinocial, escolheu-se para a sede da colônia um altaneiro promontório, que segundo MEIRELES (2000: 42) “localizava-se na confluência dos dois maiores rios da Ilha, defronte a Jeviré, aí rezaram os capuchinhos , a 12 de agosto, a primeira missa no Maranhão”.
      A construção de um forte e de algumas residências utilizando-se de mão-de-obra indígena selou definitivamente a fixação da expedição francesa em solo maranhense e o seu contato com os habitantes indígenas. Em 8 de setembro de 1612 foi solenemente fundada a colônia francesa no Maranhão, ou França Equinocial, com limites definidos em 50 léguas para o Norte e para o Sul, a partir do Forte de Saint Louis, marco fundador de São Luís.

      Com a nomeação de Jerônimo de Albuquerque para Capitão da Conquista e Descobrimento das Terras do Maranhão, a reconquista portuguesa desse território estava sendo planejada em Pernambuco, onde segundo Meireles (2000: 50) “fixou-se o Governador em Olinda e fez partir para o norte, a 1º de junho de 1613, sob as ordens do capitão indicado, 100 homens em quatro embarcações”.

                Jerônimo de Albuquerque desembarca na desembocadura do Rio Munin, em frente à Ilha Grande em 28 de outubro de 1614, e após a tão narrada Batalha de Guaxenduba, onde as forças de Portugal, com um número de homens e armamentos bem menor que as forças defensivas francesas, conseguem derrotar, em um ataque surpresa, as tropas de Daniel de La Touche, Senhor de La Ravardière,São Luís é retomada para o domínio de Portugal.
                Expulsos os franceses, o General Português Alexandre de Moura estabelece os alicerces para a organização de São Luís: confirma e estabelece Jerônimo de Albuquerque como Capitão-Mor da conquista do Maranhão, oferecendo-lhe um regimento para o governo da capitania.
     Estabelecidas as bases para a fixação de gente em terras maranhenses, Jerônimo de Albuquerque empreende algumas atividades cujo objetivo era dar condições para a implantação do sistema colonial português: o planejamento e construção de arruamentos a partir do Forte, finalização dos trabalhos de uma nau iniciada pelos franceses, além disso, “justificava-se a necessidade de restaurar e ampliar a fortaleza, agora de São Felipe, de acordo com as plantas do Engenheiro militar Francisco Frias de Mesquita, autor também do traçado urbano que seria seguido na implantação da cidade...” (Leite Filho:[S.D.]  625).


O MARANHÃO

Como tudo começouA divisa fixada em 1494 pelo Tratado de Tordesilhas, entre Espanha e Portugal para dividir as terras ainda desconhecidas pelos europeus, cortava a linha do Equador em um ponto qualquer afastado do Amazonas.
Os métodos rudimentares para determinar as distâncias em alto mar não possibilitavam uma localização precisa e, na dúvida, devido às sanções que ameaçavam os que não teriam respeitado este "testamento de Adão" - como o chamava ironicamente Francisco I da França - era preferível manter-se distante da zona incerta.
Os sucessores de Colombo, assim como os de Cabral, não se distanciavam das rotas conhecidas, e todo o litoral entre o Orenoco e o Nordeste brasileiro tornava-se um "no man's land", que somente alguns raros exploradores clandestinos ousavam percorrer. Para incentivar o povoamento do Brasil, o rei João III, de Portugal, dividiu-o em capitanias hereditárias, em 1535. A Capitania do Maranhão, situada mais ao Norte, ele a deu ao tesoureiro - e célebre historiador - João de Barros, que levou muito a sério a sua missão colonizadora. Ao longo de três décadas, ele enviou não menos de quatro frotas com mais de 3.000 colonos, que fundaram a cidade de Nazaré (muito provavelmente na localização atual de São Luís) e três outros vilarejos, sob as ordens de seus próprios filhos, que ali ficaram durante cinco anos (1555-60). A falta de ajuda oficial e o precário conhecimento das rotas marítimas (por causa do Gulf Stream era mais fácil ir de São Luís à Europa do que de São Luís para o resto do Brasil!) contribuíram, pouco a pouco, para o desaparecimento destas colônias. Depois de 1570, enquanto o Brasil já tinha cidades tão ricas quanto Salvador e Olinda, toda a costa do Norte era uma região abandonada à própria sorte.Este descaso do poder despertou a cobiça dos ambiciosos: traficantes portugueses e espanhóis, corsários holandeses, ingleses e, principalmente, franceses, que vinham todo ano para comerciar com os índios, estabelecendo assim as bases de um contato vantajoso.
Em 1612, uma expedição francesa comandada por Daniel de la Touche, Senhor de la Ravardière, partia de Cancale (Saint-Malo) na Bretanha, com o apoio da regente Maria de Médicis, para se apossar do lugar ("não pela força mas por amor", segundo as palavras do missionário capuchinho Claude d'Abbeville) e fundar aqui a França Equinocial.
No dia 8 de setembro, foi concluído o Forte e Vila de São Luís, assim nomeado em homenagem a Luís XIII (alguns anos mais tarde, no lado contrário ao Atlântico, na embocadura do Senegal, uma outra cidade seria batizada com o nome de São Luís, mas em homenagem a Luís XIV). O fato teve uma certa repercussão e provocou uma crise diplomática, resultando, finalmente, na reconquista do Maranhão pelos portugueses de Pernambuco, em 1615.
Fonte: Site do Governo do Estado do Maranhão.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

LEI É PRA SE CUMPRIR
CUMPRA A LEI PREFEITA!
LEI APROVADA!
PORQUE NÃO CUMPRIU?
PLANO DE CARGO E CARREIRA DO MAGISTÉRIO.
ü PROMOÇÃO PRA CLASSE IV.
ü REAJUSTE DA TABELA
ü REGÊNCIA  DE 15%
ü GRATIFICAÇÃO ESPECIALISTA NOS DOIS TURNOS

LEI APROVADO  EM 16 DE ABRIL DE 2010 PELA CÂMARA  MUNICIPAL .
JÁ EXPIROU O PRAZO DE 60 DIAS! ESTAMOS Há 120 DIAS E NADA!
CUMPRA JÁ!

SINDSEPMA
“O PODER NAS MÃOS DOS SERVIDORES”

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

PARALISAÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICIPIO DE ARAIOSES


Reunidos em Assembléia Geral, neste domingo19/09/2010, professores do município de Araioses, decidiram por unanimidade pela PARALISAÇÃO no 23 de setembro em protesto pelo não cumprimento por parte do governo municipal, do Plano de Cargos e Carreira do Magistério, aprovado pela Câmara Municipal de Araioses no que diz respeito:





Promoção pra nível IV





Reajuste da tabela salarial




Gratificação especialista em dois turnos




Regência de Classe 15%



Trata-se de um projeto de Lei de autoria do executivo em que atualizava o Plano de Cargo e Carreira do Magistério, de acordo com a lei do FUNDEB aprovado pela Câmara Municipal de Araioses, no dia 16 de abril do ano em curso, com 60 dias de prazo para implantação. O não cumprimento levará os professores a Paralisação por um dia letivo neste mês. Segundo a direção do SINDSPEMA, essa paralisação será um alerta para chamar atenção do governo, dentre outros medidas que serão tomadas pela entidade.


terça-feira, 29 de junho de 2010

Muitas vezes

Muitas vezes
Quando achamos que nossos sonhos estão perdidos uma simples palavra pode mudar tudo ... porque foram suas palavras ditas com sinceridade que me ajudaram a compreender e perceber que na vida tudo passa. As turbulências são passageiras e abater-se só faz aumenta-las “ainda mais que não passam de estados mentais.” Ao erguermos nossa auto-estima e acreditarmos realmente em nossos sonhos logo todos eles são realizáveis .“
Não se prenda a opiniões ...
Lembre-se:
“você é uma pessoa muito especial”!
São pessoas como você que faz a diferença !

TEOLOGIA HISTÓRICA

TEOLOGIA HISTÓRICA



I. A HISTÓRIA , INGRESSO NUMA TRADIÇÃO

Todos os planos de estudo teológicos de vinte anos para cá penetram nos problemas dogmáticos ou de ética através do seu principio. Trata-se de compreender o ser, a vida , a fé da igreja ou do povo de Deusa partir de sua caminhada desde de suas origens. O decreto do vaticano II sobre a formação de sacerdotes, “optatam totius” reflete esses planos.

Denominamos historia o passado das espécies animais , das plantas, da terra. de um individuo de sua a vida social de seus pensamentos. Portanto haverá uma historia do povo de Deus, uma historia das idéias que o alimentam.


A) “TEOLOGIA HISTÓRICA”: PROBLEMAS DE VOCABULÁRIO.

Teologia histórica tem a vantagem de se aplicar uma área muito vasta. Mas suscita problemas quando procuramos definir melhor o sentido das palavras, e nos referimos aos debates que ocupam o primeiro terço deste século. Esses debates tinham um contexto: as introduções das disciplinas historiam e dos métodos comparativos e críticos nas ciências religiosa constituiu uma das causa da crise modernista.
O problema suscitada pela”teologia histórica”, designa um saber na fé. Trata-se da teologia, da atividade mediante a qual o teólogo estuda a matéria documental, bíblica histórica, da qual se alimenta a sua elaboração dos mistérios da fé ou da vida sobre natural da igreja.
B) VANTAGEM DE UM CONHECIMENTO DA HISTORIA.
DESPERTAR PARA O SENTIDO HISTÓRICO.

Em sua Introducion à l’Histoire (1945), Louis Halpen, arrolava os benefícios trazidos pela prática da historia: modéstia, eqüidade, nos julgamentos, prudência contraria a toda pressa intempestiva, duvida racional e razoável, bom senso e comedimento.
A igreja católica do século XIX recorreu inúmeras vezes a uma apologética que procura justifica-la a qualquer custo. O que levou o abade Huvelin a afirmar : “A apologética comum não vale nada; muitas vezes é engenhosa, mas completamente falsa”.
O conhecimento da historia traz em seu bojo a solução de inúmeras dificuldades e permite encontrar “a segunda ingenuidade” , a do adulto informada. Ter o senso histórico significa, para nós , ter consciência de que tudo que precede dos homens muda.



II. A HISTÓRIA DA IGREJA

A) A HISTORIA
Na igreja o que se fez com muita freqüência foi uma exaltação do papado uma apologética com matizes triunfantes.
Representantes da historia fatual: Ch.V.Langlois, Ch. Seignos bos. Procurava de bom grado o acidente, o acaso que frustra as previsões e as concatenações. Mas Marc Bloch e Lucien Febvre, inauguraram a chamada escola dos Anais( 1929), que foram precedida pela obra de H. Pirenne e pela Revue de Synthèse de H.Berr. esses trabalhos visavam uma historia total; a historia humana , para eles , só e plenamente verdadeira quando é social, com base econômica.

B) OBJETO E CONTEÚDO DA IGREJA
O modo de compreender o objeto e conteúdo da historia da igreja esteve não apenas na dependência modo de ver a história geral, mas nos movimentos interno da igreja e da forma como ela compreende a si mesmo. Ao invés, uma igreja que si ver acima de tudo como povo de Deus na caminhada dos homens interessa pela vida de todo corpo, por sua “base”; vê a igreja em relação não de dominação mas de intercambio com o mundo , com a cultura etc.
C) NATUREZA OU ESTATUTO DA HISTORIA DA IGREJA
Os historiadores afirmaram que a historia da igreja é disciplina teológica , não apenas à sua matéria mas devido a seu estatuto de ciência. O objeto de estudo da igreja é o desenvolvimento , no tempo e no espaço, da igreja instituída por Cristo.
1- O historiador que aborda os fatos cristãos deve ter, senão uma experiência religiosa pessoal pelo menos um conhecimento simpático dos testemunhos dessa experiência.
2- É preciso reconhecer a existência , sobre diversos aspectos, e a originalidade de um tempo da igreja . esses aspectos são: a) a qualidade sacramental daquilo que a igreja opera ao atualizar o um mistério passado, a Páscoa de Cristo, para fazer disso seu vida. b) os acontecimentos da graça mediante as “missões”, visível ou invisível , do Verbo e do Espírito.

III- HISTORIA DOS DOGMAS
A) Dogma Palavra grega que significa decreto. Entende-se por Dogma o enunciado de uma verdade contida na Revelação e que o magistério da igreja propõe à crença em uma formula autentica, seja por um julgamento solene, seja quando menos, por seu magistério ordinário e universal ou pela fé que ela professa ou celebra.
A historia dos dogmas , é uma historia muitas vezes complexas e sinuoso, no qual foram feitas intervenções reguladoras e normativas, da igreja, cujo termo a determinada intervenção normativa. Todo historiador, ainda que não seja crente ou católico, pode e deve reconhecer essas intervenções, escreve-las. O historiador católico trabalha com o pressuposto de uma homogeneidade de sentido desde as origens, até o final, através dos momentos do processo. Foi feita uma distinção entre tradição puramente histórica e tradição dogmática.

IV.A HISTORIA DAS INSTITUIÇÕES E DO DIREITO

A noção de instituição permanece vaga , excessivamente ampla . G. Le Brás define:
“ Uma estrutura duradoura, ajustada para vida coletiva”. De acordo com alguns teóricos, a instituição é uma fundação, mesmo que este venha desembocar numa corporação, voltada para o futuro , que se opõe ao contratual. No que tange a igreja , a instituição é inseparável de processos instituidores tais como confissão de fé e os sacramentos. Por outro lado, a historia de inúmeras instituições (sacramento , papado, por exemplo) diz respeito a historia dos dogmas e poderia ser apenas uma parte da historia da Igreja vista sobre uma ótica documental e jurídica própria.
Para que haja maior clareza , distinguimos os vários níveis da qualitativamente diferente nas instituições :
Primeiro nível ficaria as instituições recebidas da igreja apostólica : Escrituras , sacramentos (batismo e eucaristia em primeiro lugar) e mistério de Pedro...Essas instituições de direitos existem concretamente na historia.
Segundo nível, mais organizacional , é mais relativo ainda . é o nível das instituições eclesiásticas , que a igreja atribui a si mesma para viver sua vida e exercer sua missão( os concílios , os rituais)
Segundo nível é os das instituições temporais da igreja, muitas vezes denominadas instituições cristãs: escolas, hospitais corporações e organizações econômica , Estado Vaticano ( como suporte temporal do ministério)

V. PATROLOGIA OU PATRÍSTICA

Distinguem (em princípios) “Padres” dos “escritores eclesiásticos” : aqueles são recomendados pela doutrina e reconhecido como autoridade pela Igreja. Tertuliano e Orígenes são mais que autores eclesiásticos... E Padres incontestáveis cometeram erros ( Irineu : seu milenarismo). Agostinho, Op. Impc.Iul,I117. são na Igreja, doutores e “padres”apenas na medida em que seu ensinamento é conforme ao sentido dela , e não por por posições , se as tivessem , que mas lhes seriam particulares , pessoais. Mas eles merecem o nome de padre s por que tiveram a graça de determinar al go na vida da igreja.
Os padres , em geral são definidos pelos seguintes critérios , que devem ser assumidos cumulativamente : ortodoxia da doutrina , antiguidade, santidade de vida, aprovação pela Igreja , sobre tudo pela Igreja romana , em cuja comunhão os autores viveram e morreram.
Em síntese os padres são portadores da Tradição pois eles comunicam o espírito do cristianismo o sentido da Igreja. Apesar de tanta diversidade não e a toa que se diz no plural “ os Padres”tem a capacidade de conduzir tudo paro centro: Deus que é Trindade , se fez homem que o homem se tornasse divino.
VI. HISTORIA DA LITURGIA

Distingue no conteúdo da liturgia o que é imutável por ser
de intuição divina, do que está sujeito à mudança : o que constitui o objeto da história.
Alguns exemplos nos mostrarão o interesse, da historia da liturgia para teologia:
1. O fato de que, do final do século II ao século IX, trinta e quatro Papas escolhidos enquanto eram diáconos tenham sido sagrados bispos de Roma sem passar pela ordenação plesbiterial.
2. Os escolarticos mais abalizados e mais esclarecidos não dispunham de informações históricas. Tomaz de Aquino, julgava que a matéria do sacramento da Ordem fosse a “porectio dos instrumentos” , e a forma, as palavras que a acompanhavam: “accip potestatem...” .

VII. HISTORIA DA ESPIRITUALIDADE
A religiosidade é objeto de uma disciplina particular. O teólogo pode constatar que o que ele estuda já foi vivenciado, provado. Bem como em outras áreas o estudo da espiritualidade é indispensável mas nada substitui a consulta direta aos autores.

A espiritualidade do leigo, espiritualidade conjugal, espiritualidade do sacerdote diocesano. Trata- se de distinções teologicamente discutíveis, mas historia, da conhecer ao passado pode mostrar a origem e o propósito desses anseios.

VIII. HISTORIA E ECUMENISMO
A conjunção da abertura a inúmeras possibilidades de relação entre os cristãos desunidos. O vaticano II em suas repercussões merecem um estudo a parte. Pode significar o papel do conhecimento da historia no trabalho ecumênico.
A historia pode influenciar de três maneiras : a) conhecimento e a valorização do que é comum, da herança da “Igreja indivisa”: padres, liturgia e missão . b) o conhecimento das causas e do desenvolvimento das rupturas.: como se chegou a esse ponto “razoes não-teológicas” ( culturais ,políticas , paixões ,humanas ,indivíduos ) foram determinantes , juntamente com razões doutrinais incisivas e leva a conclusão que a separação se estriba em meros mal entendidos.

Civilização Grega

Civilização Grega

Visão política e econômica

As pesquisas históricas provam que a Grécia foi formada pela migração de quatro povos pastores nômades indo-europeus: os aqueus, os jônios, os eólios e os dórios, eles ocuparam o espaço grego com um grau de violência muito variado.
Rodeados de montanhas, as cidades gregas foram erguidas em vales separadas uns das outras, o que exaltava o sentimento de liberdade e independência do povo , aceitar o sistema de cidade-Estado, o que quer dizer soberania total. Eram comunidades político-religiosos,autônomos normalmente, abrangendo, a cidade e o território circunvizinho.
Cidade-Estado é a tradução dada a palavra grega polis. Na Grécia antiga nunca houve um Estado central. Poderia haver hegemonia de uma cidade num determinado momento, mas nunca se chegou a uma unificação total. O elemento de unificação entre as cidades era língua.
Entre as diversas cidades gregas as que se destacaram foram Atenas e Esparta.
Inicialmente a atividade agro-pastoril foi à base econômica da Grécia primitiva , complementada pelo pastoreio , pela produção artesanal e pelo extrativismo. Os principais produtos cultivados eram: trigo, cevada , centeio, aveia, uva oliva , frutas como ; figo , maçã e pêssego. A extração de mármore era muito importante por seu valor comercial. A produção artesanal se destaca pela produção: de azeite,vinho vasos de cerâmica.
Porém a pobreza do solo , e da pouca disponibilidade de terras e o crescimento populacional , a economia , em geral sofreu forte transformação. O comercio principalmente o marítimo passou a representar a base da economia de muitas cidades , como Atenas. Especialmente a exportação de vinho azeite e vasos. Por seu lado Esparta, possuía terras suficientes e férteis. Não se transformou, caracterizando como uma cidade conservadora , nos seus hábitos e valores institucionais. A diferença entre essas duas polis eram grandes: Atenas preocupava-se com a cultura , sabedoria , intelectualidade, enquanto Esparta armava sua região e educava seus homens para guerra.
Quanto à estruturação social, até o século VI, A.C , em Esparta havia os espartanos ou esparcianos (classe dominante formada pelas famílias dos conquistadores dórios), que se dedicavam somente para a política da guerra ; os periecos (habitantes das periferias , pequenos proprietários rurais), e os camponeses, chamados de ilotas escravo do Estado espartano sem qual- quer direito político. Já em Atenas conheceu a sociedade formada pelos eupátridadas (os bem-nascidos, membros da aristocracia agrária , cidadãos com todos os direitos político ; os demiurgos que eram artesãos : metecos , estrangeiros ; e escravos a maioria da população . Mas no século VI A.C, Atenas conheceu transformações políticas que conduziram para a chamada “democracia grega ” . o trabalho de legisladores como Sólon , Cristenes e Péricles permitiu uma maior participação da população masculina livre ateniense nas decisões do Estado.
A cultura grega e religião
Sendo berço da civilização ocidental , o ponto de partida da filosofia , literatura , da dramaturgia e da democracia , é o país que mais monumentos históricos possui, considerado patrimônio da humanidade.
A cultura grega absorveu inicialmente os conhecimentos transmitidos por culturas anteriores : o alfabeto grego se originou do finicio. A ciência e a filosofia gregas se desenharam a partir das observações e observações feitas pelos egípcios e mesopotâmios e o contato com os cretenses contribui para formar nos gregos um espírito independente.
O traço fundamental da cultura grega foi a preocupação com a beleza e a sabedoria , com a forma e o espírito. essas preocupações aparecem em todas manifestações artísticas que a Grécia legou.
O século V aC.assistiu a um extraordinário desenvolvimento da cultura grega , sendo Atenas o centro mais importante. Esse período passou a ser chamado “século de Péricles”, que era o governante de Atenas. . Nele viveram e produziram os maiores artistas e filósofos gregos.
A genialidade grega manifestou-se especialmente nos templos . estes não se destinavam abrigar povo mas somente estatuas do deus e deusa , seu tesouro e oferendas recebidas. Por isso os templos gregos não eram de grandes proporções. Construídos em linha reta , sem arcos nem abóbadas eram regulares cercados de colunas , impressionaram pela harmonia das proporções e pelo equilíbrio do volume.
A religião era politeísta. Através dos templos o povo grego criou historia e lendas a respeito de vários deuses e de sua origem, de cheias de mitologia .
Interpretando os mitos , os poetas e artistas foram sucessivamente esboçando característica e peculiares a cada um dos deuses , fixando sua imagem em e pinturas e escutaras. Os deuses gregos não eram distante , misteriosos ; assemelhava-se aos homens e viviam entre eles. tinham virtudes e defeitos, franquezas e paixões , como os homens. Porem eram fortes e imortais ; embora invisíveis , podiam aparecer aos mortais sob forma humana ou de outros animais.

OS MERCADOS PÚBLICOS

OS MERCADOS PÚBLICOS

Assim como na maioria das cidades brasileiras, Araioses, conta com um Mercado Público, localizado no centro comercial da cidade, mais precisamente no bairro Conceição.
Por ser uma cidade pequena do interior, onde a maioria das pessoas se conhecem, "o mercado" além de suas atividades comerciais é considerado o centro das comunicações, "o jornal informativo da cidade”, onde todos os assuntos, acontecimentos, são abordados informalmente , tudo se comenta , se discute e opina.
Há a comercialização de uma diversidade de produto: alimentícios, higiene e limpeza, artesanatos, pequenos restaurantes (frevos), e miudezas em geral. É subdivido em três pontos de referências de acordo com atividade comercial: carnes e peixe; frutas, verduras, legumes; varejistas de miudezas em geral. Ainda fazendo parte do mercado, embora local separado, temos a mais nova opção "mercadinho do peixe" localizado próximo a beira rio.
Com relação ao aspecto econômico é formado por feirante e varejista que exercem a atividade comercial de forma informal.
Fomos informados que a grande maioria dos produtos comercializada são provenientes de outras cidades e Estados, inclusive frutas e verduras e legumes, cerca de 90% são proveniente do Ceará e apenas 10% da região.
Quanto à limpeza do local segundo funcionários é feita regularmente três vezes por dia, e que transportados para o lixão da cidade por meio de carroças diariamente. Vale ressaltar a ausência de cestos de lixo e algumas bancas de verduras próxima ao banheiro.
Na parte externa ao lado da av. Dr. Paulo Ramos, encontra-se diversas bancas, entre elas, as de frangos, que sem nenhuma proteção estão expostas à contaminação de mosca e a poeira gerada pela grande confusão de veículos: ônibus , caminhões, etc. que ali transitam e estacionam sem nenhum critério ou organização, até mesmo pela ausência de um terminal rodoviário, tornando o ambiente sufocado e risco aos pedestres.
Assim é nosso mercado, como muitos outros, com seus problemas e com suas qualidades, mas vale lembrar que anos atrás não muito distante tivemos um mercado em melhores condições de higiene e limpeza. Faço referência ao bom profissional: "O importante não é fazer o que você gosta, mas gostar do que você faz".

quarta-feira, 23 de junho de 2010

CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PROINFO-2010 -Curso de formação a Educação DigitaL

 

PROFESSORES das escolas   Tia Lili e Valentim Braga,  Ateneu São José, Raimundo Gomes Nonato, participaram da capacitaçãodo Curso de  de Introdução a Educação Digital, PROIFO-2010, para professores.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

ARAIOSES

Porque estás sempre na contra mão da história? Teu povo amigo e pacato já não suporta a indiferença daqueles que outrora clamavam para te colocar na estrada do progresso. Por onde andarás teus filhos que te clamam tanto amor quando estão de visita nos festejos da padroeira?