sábado, 18 de abril de 2020

Policia Federal precisa investigar a secretaria de saúde de Araioses

 Idosos hipertensos e diabéticos grupo vulnerável ao COVID-19 passam até 04 meses sem receber os medicamentos da farmácia básica 



Em recente fiscalização nas UBS ‘se ação fiscalizatória os vereadores Prof. Arnaldo, Ingram de Tarso e Abigail constatou o que já era denunciado nas redes sociais pela população, fatos também relatados por agentes de saúde: A falta de medicamentos básicos nas UBS’s é crônica e  chegam  a faltar aproximadamente por um período de  04 meses e quando chegam a  quantidade é  insuficiente para atender a demanda dos cadastrados,     apenas suprem 15 dias quando a necessidade seria   são 30 dias em se tratando de medicamentos de uso continuo, fato este tem  que levado a complicação e  a óbitos daqueles pacientes que dependem exclusivamente da rede pública municipal. 

Ao acessar o portal da transpareceria observa-se que o município recebe regularmente os recursos da farmácia básica,  o que não justiça a falta de medicamentos nas UBS’s municipais. 

Em 2017 o vereador Prof. Arnaldo protocolou no Ministério Público Estadual uma noticia crime referente a um fato  estranho relacionada a compra de medicamentos pelo município, as notas fiscais eram  emitidas no final da tarde a 17:59 H em Teresina-PI a 368 km de Araioses  e eram carimbadas como recebidas as mercadorias  na mesma data, supõe que  as mercadorias viajavam   de Teresina à Araioses na velocidade da luz.   

Diante desta Pandemia o grupo de maior risco são os idosos que estão vulneráveis,  principalmente os hipertensos e diabéticos . A situação piora aos que dependem da distribuição da farmácia básica que recebem de forma irregular  e ficam sem o usar  os  medicamentos pelos  períodos relatados,  pois não tem condições comprar.

As doenças crônicas como de diabete e hipertensão tornam as pessoas  vunareis e sem pouca resistência ao  corona vírus, agora imagine sem tratar sem usar a medicação  é  estarrecedor  a maldade do prefeito Cristino que mesmo recebendo regularmente os recursos do Ministério da saúde,  recursos extraordinários de emendadas parlamentar no valor de mais 3,5 milhões  nada fez para melhorar a saúde publica e a vida dos munícipes que dela necessita. 

Agora no mês de março o município recebeu R$ 114.789,23 mil para a prevenção e ao combate ao COVID-19,  mas o que foi feito?  A continua  continua vulnerável por  falta de informação  e por contas conta das ações lentas e suaves para uma pandemia que assola o mundo e se expande ao interior do maranhão. E uma vergonha Araioses  ter um prefeito medico e nada fazer, o povo está nas mãos de Deus porque o prefeito com mais de 70 anos está refugiado na cidade de Parnaíba-PI deixando a população abandonada a própria sorte.









Nenhum comentário:

Postar um comentário