quarta-feira, 8 de abril de 2020

Vereador Professor Arnaldo protocolo Projeto de Lei para tombar o Mercado Público de Conceição


O  vereador  considera o mercado como patrimônio por vários motivos e considerações abaoxo relacionado: 

Considerando que o mercado público de Conceição é marco inicial do desenvolvimento do Comércio de Araioses  e foi construído a décadas é um dos prédios públicos que devem ser preservado e reformado 

Considerando que os principais prédios históricos de Araioses, foram demolidos, como no caso do Armazém que por muitas décadas era símbolo do desenvolvimento do município,  onde se armazenava o pó da   carnaúba para ser transportados nos barcos a vapor que aportavam no famoso porto do Armazém e foi demolido para dá lugar a uma quadra de areia na praça do Viva Araioses. 

Considerando que antigo Mercado Público de Araioses,   também foi demolido que por longas décadas foi uma local que nós chamamos hoje de shopping, pois funcionava açougue,   comércios, cartórios, delegacia, cadeia entre outros. Hoje não temos nem fotos, lugar está edificado o Hospital Regional. 

Considerando que a biblioteca municipal (antiga Usina até 1975) foi reformada no governo (1993-1996), mantendo suas características originais depois nova reforma descaracterizando sua faixada no governo (2009 a  2012), perdendo sua originalidade. 

Considerando que por questões politiqueiras a rena esportiva “ Campo das Almas”, foi doada por este poder no período de (1983 a 1988), para antiga Telma que construiu um pequeno escritório e abrange um quarteirão, hoje um terreno cercado por grande muro e deixando os desportistas sem o espaço. 

Considerando que muitos outros patrimônios do povo foram destruídos pelo tempo, sem que nada houvesse intervenção do poder público, torna-se importante o tombamento para que ocorra à preservação do mercado de Conceição. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário