quarta-feira, 3 de junho de 2020

Mercado de Conceição poderá ser demolido pelo Prefeito Cristino com apoio dos vereadores de sua base


O vereador Professor Arnaldo preocupado com a situação dos feirantes e com o patrimônio público do município, protocolou projeto de lei para tombar o Mercado Público de Conceição para que fosse preservado e reformado.
Infelizmente após quase dois meses sem sessão plenária na Câmara Municipal e muitas cobranças dos vereadores de oposição, principalmente vereador Prof. Arnaldo e Ingram, o presidente resolveu retornar os trabalhos  apenas com uma Sessão semanal as terças.

O professor Arnaldo havia encaminha vários requerimentos solicitando: 01-a distribuição da merenda escolar, 02 40%  insalubridade /periculosidade ao profissionais da saúde, que trabalham no hospital e postos de saúde, agentes comunitários, sanitários,endemizarias, 03 guardas municipais, 04 Projeto de resolução criando comissão para acompanhar os recursos da COVID-19; 05 tombamento do mercado.

O presidente não colocou em a pauta  o projecto de Resolução que cria Comissão Parlamentar especial para  de fiscalização dos recurso do COVID-19, não se sabe a motivação, mas imagina-se. Requerimentos  foram aprovados, porém o projeto de lei para tombar o Mercado publico  foi REPROVADO, 5 x 3 pelos vereadores Telso, Julio Cesar, Assis , Oziel, ( Flavia , Edevani),  capitaneado pelo presidente da Câmara Alex. Votaram a favor da manutenção do mercado Prof. Arnaldo autor do projeto, Felipe, Ingram, Denis  e abigail  e Zé Carlos com ausências justificadas.

Infelizmente ao reprovarem o projeto de lei do tombamento fica sub-tendido que os vereadores citados apoiam a sugestão do prefeito de demolir um prédio público da importância do Mercado de Conceição.Um prefeito que não construiu nada,  registar-se.

 O mercado Público de Conceição construído no primeiro governo do Ze tude, só foi reformado em seu segundo mandato de prefeito e não teve mais reformas, mas o prédio com sua estrutura  em perfeito estado cabendo apenas reforma, que se faz com cimento e areia, o teto é toda em madeira de lei, será um crime contra o patrimônio público   se isto não acontcer. 

 veja a o que propôs o vereador Professor Arnaldo em sua Justificativa.

JUSTIFICATIVA

Senhor Presidente,
Senhores (as) Vereadores (as):


Considerando que o mercado público de Conceição é marco inicial do desenvolvimento do Comércio de Araioses  foi construído a décadas é um dos prédios públicos que devem ser preservado e reformado 

Considerando que os principais prédios históricos de Araioses foram demolidos, como o Armazém que por muitas décadas era símbolo do desenvolvimento do município, onde se armazenava o pó carnaúba para ser transportados nos barcos a vapor que aportavam no famoso porto do Armazém e foi demolido para dá lugar a uma quadra de areia na praça do Viva Araioses. 

Considerando que o antigo Mercado Público de Araioses, também foi demolido que por longas décadas foi uma local que nós chamamos, hoje de shopping, pois funcionava açougue,   comércios, cartórios, delegacia, cadeia entre outros. Hoje não temos nem fotos, o espaço deu lugar edificação do Hospital Regional. 

Considerando que a biblioteca municipal (antiga Usina de Energia  até 1975) foi reformada no governo (1993-1996), mantendo suas características originais, depois reformada descaracterizando sua faixada no governo (2009 a  2012), perdendo assim sua originalidade. 

Considerando que por questões politiqueiras a arena esportiva “ Campo das Almas”, foi doada por este poder no período de (1983 a 1988), para antiga Telma que construiu um pequeno escritório e abrange um quarteirão, hoje um terreno cercado por grande muro e deixando os desportistas sem o espaço. 

Considerando que muitos outros patrimônios do povo foram destruídos pelo tempo, sem que houvesse intervenção do poder público, portanto torna-se importante o tombamento deste prédio  para que ocorra à preservação. Um povo sem memoria é um povo sem historia, o que faz jus a preservação do Mercado de Conceição. 



Insalubridade /periculosidade a todos servidores que estão no enfrentamento da COVID-19 em 40%

Prestação de Contas Parcial dos recursos da COVID-19

Distribuição da Merenda 



Nenhum comentário:

Postar um comentário